Open Nav Logo Mais Retorno

Crowding Out

O que é Crowding Out?

O efeito Crowding Out é um termo em inglês que é utilizado para denominar quando um governo está tomando o lugar de determinada área privada na economia.

Praticamente todos os países já passaram por uma situação assim (lá no início, ou até hoje). O governo pode identificar algum setor que não está conseguindo gerar uma boa performance e, assim, começa a investir nesse setor.

Esse investimento pode ser realizado através da construção de uma empresa pública ou até por meio de capital. De modo que o governo pode emprestar o dinheiro para empresas da área.

Esse tipo de movimentação pode comprometer o equilíbrio econômico que existe na área privada, uma vez que o Estado em si, pode exercer uma força muito grande.


Como funciona o Crowding Out?

O funcionamento pode seguir da seguinte forma: Vamos dizer que o país não possui indústrias que fabricam tijolos e, o Estado observando que existe esse “buraco” em sua economia, resolve construir uma fábrica para tal fim.

Outros interessados que poderiam vir a construir uma fábrica para capturar tal oportunidade, vão se distanciar de um possível projeto, uma vez que o Estado já está com a mão na massa.

Outra forma de Crowding Out é quando o Estado financia determinada área com empréstimos e financiamentos subsidiados.

Esse tipo de incentivo pode reduzir a competitividade da área em questão e tornar necessário ao Estado à captação de dinheiro do mercado.

Ou seja, o Estado começa a emitir mais títulos públicos no mercado, com intuito de captar recursos e financiar tais investimentos no segmento.

Essa movimentação acaba tirando do setor privado a possibilidade de financiar projetos e áreas, uma vez que o Estado pode iniciar um processo de “monopolização” dos investimentos no segmento.

Para que serve o Crowding Out?

O Crowding Out, ou Crowding Out Effect serve para denominar uma situação onde o Estado vê necessidade de incentivos públicos, de forma que toma lugar do setor privado nessas áreas.

A economia liberal, ou o liberalismo econômico prega de certa forma, a redução do tamanho do Estado e o protagonismo da iniciativa privada.

De certa forma a iniciativa privada pode captar oportunidades e realizar funções na economia que muitas vezes o Estado tenta desempenhar com baixa eficiência.

Portanto, o Crowding Out é um termo utilizado para designar esse tipo de efeito que ocorre na economia de um país, ou seja, quando há uma perda de eficiência econômica por conta da atuação do Estado em determinados setores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão