Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Crowding Out

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/01/2019 às 11:41 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Crowding Out?

O efeito Crowding Out é um termo em inglês que é utilizado para denominar quando um governo está tomando o lugar de determinada área privada na economia.

Praticamente todos os países já passaram por uma situação assim (lá no início, ou até hoje). O governo pode identificar algum setor que não está conseguindo gerar uma boa performance e, assim, começa a investir nesse setor.

Esse investimento pode ser realizado através da construção de uma empresa pública ou até por meio de capital. De modo que o governo pode emprestar o dinheiro para empresas da área.

Esse tipo de movimentação pode comprometer o equilíbrio econômico que existe na área privada, uma vez que o Estado em si, pode exercer uma força muito grande.

Como funciona o Crowding Out?

O funcionamento pode seguir da seguinte forma: Vamos dizer que o país não possui indústrias que fabricam tijolos e, o Estado observando que existe esse “buraco” em sua economia, resolve construir uma fábrica para tal fim.

Outros interessados que poderiam vir a construir uma fábrica para capturar tal oportunidade, vão se distanciar de um possível projeto, uma vez que o Estado já está com a mão na massa.

Outra forma de Crowding Out é quando o Estado financia determinada área com empréstimos e financiamentos subsidiados.

Esse tipo de incentivo pode reduzir a competitividade da área em questão e tornar necessário ao Estado à captação de dinheiro do mercado.

Ou seja, o Estado começa a emitir mais títulos públicos no mercado, com intuito de captar recursos e financiar tais investimentos no segmento.

Essa movimentação acaba tirando do setor privado a possibilidade de financiar projetos e áreas, uma vez que o Estado pode iniciar um processo de “monopolização” dos investimentos no segmento.

Para que serve o Crowding Out?

O Crowding Out, ou Crowding Out Effect serve para denominar uma situação onde o Estado vê necessidade de incentivos públicos, de forma que toma lugar do setor privado nessas áreas.

A economia liberal, ou o liberalismo econômico prega de certa forma, a redução do tamanho do Estado e o protagonismo da iniciativa privada.

De certa forma a iniciativa privada pode captar oportunidades e realizar funções na economia que muitas vezes o Estado tenta desempenhar com baixa eficiência.

Portanto, o Crowding Out é um termo utilizado para designar esse tipo de efeito que ocorre na economia de um país, ou seja, quando há uma perda de eficiência econômica por conta da atuação do Estado em determinados setores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados