O que é Crowding In?

Crowding In, ou Efeito Crowding In, é um termo da economia e se refere aos efeitos dos gastos públicos sobre o investimento privado.

Observamos o Crowding In em uma situação na qual, quando o gasto financiado por dívidas do governo aumenta, o investimento privado também aumenta.


Entendendo o Crowding In

Embora o nome em inglês possa causar a impressão de que o Crowding In é um conceito complexo, na realidade, ele é fácil de entender. Trata-se de uma situação na qual o aumento dos gastos públicos – por exemplo, com a construção de estradas ou melhorias nos portos – leva também a um aumento do investimento privado.

O efeito Crowding In tem um oposto, chamado de efeito Crowding Out, onde o aumento nos gastos públicos leva a uma diminuição do investimento privado. A maneira mais simples de explicar o Crowding Out é como uma situação em que os gastos públicos aumentam tanto que chegam ao ponto de expulsar o capital privado. 

A verdadeira complexidade deste tema está em entender o porquê de observarmos o Crowding In em algumas situações e o Crowding Out em outras, já que o limite entre os dois efeitos não é tão óbvio.

Quando os gastos públicos têm a medida certa para incentivar o investimento privado e quando eles ultrapassam essa linha e acabam desincentivando esses investimentos? É isso que os economistas buscam responder, realizando análises de casos concretos.

Por que ocorre o Efeito Crowding In?

Analisando o efeito Crowding In isoladamente – isto é, sem tentar compará-lo com o Crowding Out – podemos entender intuitivamente o motivo pelo qual ele ocorre.

Se o governo gasta mais para melhorar a infraestrutura do país, ele cria melhores condições para que as empresas possam desenvolver suas operações. Assim, forma-se um sentimento de otimismo que incentiva pessoas (físicas e jurídicas, de pequeno e grande porte) a investir.

Vamos usar um exemplo bastante simplificado, para ilustrar esse cenário.

Suponha que, em um determinado país, o governo decide aumentar seus gastos para construir um novo aeroporto destinado principalmente às rotas das aeronaves de carga. Com isso, as condições para fazer o transporte de produtos para o exterior ficam mais favoráveis e até o preço desse transporte fica mais acessível.

O resultado é que mais empresas do país vão se aventurar nas exportações e, com isso, o lucro dessas empresas aumenta.

Naturalmente, os agentes superavitários (pessoas que podem e querem investir) isso é um sinal muito positivo. Essas pessoas, que também querem se beneficiar do aumento da lucratividade das empresas, então, aproveitam para investir ainda mais – seja colocando dinheiro diretamente nas empresas ou comprando ativos no mercado financeiro.

Desta maneira, o aumento dos gastos do governo levou a um aumento nos investimentos privados. Portanto, ocorre o efeito Crowding In.

Em que situação esse Crowding In poderia se transformar em um Crowding Out?

Suponha que o governo desse país, em vez de fazer a concessão dos aeroportos construídos, decidisse manter o controle dessas infraestruturas; e, além disso, começasse a aplicar várias regulações e tarifas.

Assim, em vez de atrair empresas de logística, ele afastaria essas empresas, tornando o transporte de produtos para o exterior mais difícil no país. E, consequentemente, as empresas nacionais não conseguiriam exportar.

Do ponto de vista dos investidores, isso seria um fator negativo. Então, em vez do investimento privado aumentar no país, haveria uma fuga de capital para outros países mais "amigáveis". Portanto, ocorre o efeito Crowding Out.

É importante observar que esse exemplo, por sua finalidade didática, trabalha com a ideia de um único gasto público. No entanto, na vida real, o Crowding In (e o Crowding Out, também) estão ligados a gastos públicos maciços, o que desencadeia consequências muito mais complexas e causa impactos ainda mais fortes sobre o comportamento dos investidores.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…