Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Crowdfunding

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/03/2019 às 20:20 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o crowdfunding?

Crowdfunding (também chamado em Português de financiamento coletivo) é uma forma de investimento predominantemente digital, onde diversas pessoas se unem com o objetivo de financiar um projeto.

A temática é múltipla, visto que os objetos mais comuns no crowdfunding são de diversas áreas (industrial, cultural, comercial etc.) e em diversos formatos (eventos sociais, artistas independentes, startups, pequenos negócios, iniciativas de software livre, entre outros).

Note que existe um forte apelo nos quesitos inovação e impacto social. As iniciativas de crowdfunding, em geral, são dominadas pelo interesse genuíno em transformar a sociedade e, justamente por isso, chamam a atenção do público e do seu bolso.

Os investidores do crowdfunding contam com recompensas exclusivas, desenvolvidas especificamente pela empresa beneficiada. Entre elas, brindes e prêmios ligados à marca, que satisfazem o desejo de envolvimento do doador e as chances de sucesso em campanhas futuras.

Como o crowdfunding funciona?

Talvez você já tenha participado de muitas vaquinhas ao longo da sua vida. A viagem da turma no feriado, a compra de um ingresso para um amigo que não estava em condições de bancar a ida a um evento ou a compra de alimentos para vizinhos necessitados.

Tanto faz. Não importa o motivo: não raro pessoas se unem para financiar algum projeto pessoal ou profissional.

Dessa forma, algo que se mostrava impossível de se realizar sozinho se torna possível graças à força do coletivo. Como aquelas festas em que cada um levava um tipo de comida diferente e, ao final, todos os presentes estavam bem roliços e satisfeitos.

O que as companhias de crowdfunding perceberam é que, com a chegada da internet, era possível fazer essa somatória de forças entre desconhecidos. Acreditando em uma causa em comum, eles se uniriam para financiar iniciativas nas quais acreditam.

Mais uma vez: enquanto viabilizá-las totalmente sozinhos seria impossível, no coletivo se torna possível.

O que as companhias fizeram, então, foi desenvolver a plataforma, para investidores e organizadores.

Em geral, os investidores realizam um cadastro simples ao acessar o site, semelhante aos formulários das redes sociais. Dados pessoais, dados de contato, informações de pagamento e preferências são alguns dos tópicos mais comuns.

Em seguida, o usuário seleciona os projetos que mais o interessam e, se decidido a contribuir, autoriza a transação bancária em poucos cliques.

Já o organizador tem a responsabilidade de cadastrar o projeto no site, assim como de definir as estratégias (entre elas, as recompensas) que usará para chamar a atenção do público. Especialmente no terceiro setor, as funções do angariador de fundos são muito exigidas nessa etapa.

Se o resultado for positivo, ele deve se envolver ainda na entrega das recompensas e no desenvolvimento de um relacionamento com o investidor, de modo a facilitar novos e maiores investimentos no futuro.

Em geral, a comissão cobrada pelas companhias de crowdfunding para disponibilizar a plataforma variam entre 5% e 15%, descontados diretamente do organizador.

Para que serve o crowdfunding?

A principal função do crowdfunding é se apoiar no poder de financiamento que um coletivo possui.

Veja: suponhamos que você precise de 20 mil reais para construir um novo canil, desenvolver um produto para pessoas com deficiência ou lançar um novo curta-metragem.

Enquanto juntar os 20 mil reais por conta própria pode ser difícil, se você se mostrar capaz de contactar 100 amigos e cada um se dispuser a doar 200 reais para o seu projeto, você logo alcançará o valor que precisa.

Afinal, 200 reais é um valor mais acessível do que 20 mil, concorda?

E é mais fácil que as pessoas se sintam impelidas a contribuir, pois o impacto que verão em seu orçamento pessoal é mínimo.

O crowdfunding, então, segue essa mesma lógica para conectar pessoas comuns e companhias/projetos. Enquanto um recebe o que precisa, o outro recebe as recompensas atreladas aos seus atos de responsabilidade social e ainda mantém a sua vida financeira em dia.

Todos saem ganhando, percebe? Inclusive (e principalmente) a sociedade.

Quais são as principais companhias brasileiras focadas no crowdfunding?

No Brasil, felizmente existem inúmeras plataformas ligadas ao crowdfunding. Catarse, Vakinha e Benfeitoria, por exemplo, são algumas das mais conhecidas.

Já no exterior, KickStarter e IndieGo ganham destaque no trabalho de desenvolvem.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados