Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cota-parte

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/11/2020 às 19:42 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Cota-parte?

A cota-parte é como chamamos as cotas que podem ser adquiridas de uma cooperativa. Ou seja, uma pessoa pode se associar a uma cooperativa mediante o pagamento de uma cota-parte.

Todas as cotas-parte juntas são o que compõem o capital social da cooperativa. É através desse capital que a instituição pode funcionar.

Embora possamos comparar a integralização de cotas-parte com a compra de ações, há diferenças fundamentais entre as duas coisas. Afinal, o objetivo de uma associação como essas não é gerar lucro, uma vez que todos os cooperados são “acionistas”.

Primeiramente, ao optar por integralizar uma cota-parte, a pessoa que se torna automaticamente sócia da cooperativa, isto é, se torna sócia em um negócio.

Além disso, a cota-parte pressupõe, além da participação no financiamento da cooperativa, os mesmos direitos e deveres para todos os associados.

Diferentemente de investir em uma ação, o valor pago na integralização de uma cota-parte não altera em nada o retorno para os cooperados: todos receberão os mesmos valores e benefícios independentemente de qual sua porcentagem de participação no capital social da cooperativa.

E isso é assim pelo fato de a cooperativa não ter fins lucrativos.

Como uma cota-parte funciona?

Talvez, a primeira pergunta que deve-se responder é: por que adquirir a cota-parte de uma cooperativa?

Bem, a resposta para isso é que para que possamos consumir bens e serviços de cooperativas precisamos fazer parte delas nos associando. E fazemos isso através da compra de cotas-parte.

Por exemplo, se você deseja acessar aos benefícios de uma cooperativa financeira, você terá que entrar em contato com a mesma e realizar a integralização de sua cota-parte.

Uma vez feita a integralização, você poderá ter acesso a tudo o que a cooperativa financeira oferece, como linhas de crédito, taxas diferenciadas ou outros serviços.

Isso possibilita que você ganhe não apenas ao poder consumir serviços e bens, mas também obtenha ganhos financeiros, pois o fato de a cooperativa não ser uma instituição com fins lucrativos faz com que todos os resultados obtidos a mais sejam repassados aos acionistas.

Quais são as vantagens de ter Cota-parte?

A primeira vantagem que pode ser visualizada imediatamente é o motivo pelo qual se compram cotas-parte: a aquisição de certos bens e serviços.

Isso é vantajoso pelo fato de a cooperativa oferecer produtos diferentes de outras instituições, como aquelas com fins lucrativos.

Outra vantagem é estar investindo em um negócio para você. Isso porque ao se associar, você garante a preservação e funcionamento da produção de bens e geração de serviços que serão consumidos por você e por outros associados.

A consequência imediata da manutenção do funcionamento da cooperativa é a aquisição de novos associados, uma vez que serão oferecidos bens e serviços com mais vantagens.

Assim, quanto mais cooperados, mais competitiva se torna a cooperativa e mais pessoas irão querer se associar, gerando um ciclo virtuoso para quem investe.

Que tipo de investimento é uma Cota-parte?

Uma cota-parte é considerada um investimento de longo prazo. Isso porque, em geral, o retorno financeiro desse tipo de investimento só pode ser retirado após o período que foi instituído pela cooperativa no momento da aquisição da cota.

A retirada do retorno só pode ocorrer após esse tempo pelo fato de o valor da cota-parte representar o capital social da empresa.

Se você já investe em uma cooperativa e gostaria de aumentar sua participação integralizando novas cotas-parte, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece um programa de capitalização.

O Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred) é uma linha de crédito ofertada pelo BNDES para que cooperados possam financiar novas cotas-parte.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados