Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Corretora de Câmbio

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/03/2020 às 19:58 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma Corretora de Câmbio?

Você provavelmente conhece uma corretora de valores, aquela plataforma que permite os seus investimentos em diversas classes de ativos como renda fixa, ações, fundos de investimento e câmbio, por exemplo. Mas e uma Corretora de Câmbio? O que faz?

Esse é o nome dado especificamente para organizações que atuem no mercado cambial. Ou seja, trata-se de um ambiente em que você poderá investir, operar ou transacionar com moedas de um modo geral, mas não terá outras classes ativos para trabalhar.

De maneira ainda mais objetiva, uma Corretora de Câmbio atua também como intermediária, mas você compra e vende apenas moedas. Outros ativos, como os que mencionamos acima, não possuem negociação nesse tipo de plataforma. 

Popularmente, esse tipo de empresa é chamado apenas como Casa de Câmbio.

Como funciona uma Corretora de Câmbio?

Como já mencionamos, uma Corretora de Câmbio deve atuar exclusivamente com operações relacionadas ao câmbio. Desta forma, claro, suas operações são sempre conectadas com algum tipo de moeda estrangeira.

Um exemplo disso é a compra e venda de uma moeda, justamente o tipo de operação que costuma ser mais frequente nesse tipo de plataforma. Assim, ela permite que você troque sua moeda por outra em uma determinada cotação, algo muito útil em casos de viagens.

Contudo, embora seja a prática mais conhecida de uma Corretora de Câmbio, não é a única. Esse tipo de empresa pode também remessa (envio) e ingresso (recebimento) de dinheiro entre países.

Por fim, vale mencionar que uma Casa de Câmbio é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, nossa principal referência quando o assunto é o mercado financeiro.

Qual é a função de uma Corretora de Câmbio?

Como talvez seja um pouco implícito no próprio nome, a grande finalidade de uma Corretora de Câmbio está nas transações e operações relacionadas a algum tipo de moeda.

Assim, é bem comum que essas empresas sejam buscadas quando há necessidade de conversão de moedas. Isso pode acontecer em momentos nos quais você vai viajar ou mesmo quando desejar realizar algum tipo de transferência internacional.

Além disso, outra finalidade bem útil de uma Corretora de Câmbio está na proteção que ela permite a um determinado investidor. Isso vale especialmente para nós, aqui no Brasil, pois muitos dos nossos ativos são impactados pela cotação do dólar, a principal moeda do nosso planeta.

Imagine, por exemplo, que você tenha investimento aqui no Brasil, mas queira se proteger de um possível aumento do dólar. Neste caso, as Corretoras de Câmbio podem ser um bom caminho, permitindo esse tipo de operação e atrelando o seu capital a uma das principais moedas globais.

Quais as limitações de uma Corretora de Câmbio?

Até aqui, acreditamos que já tenha ficado claro que uma Corretora de Câmbio atua basicamente no Mercado Cambial. Ainda assim, elas atuam com atividades limitadas como as operações com moeda estrangeira, disponibilizar um cartão pré-pago internacional aos seus clientes e transferências globais.

Esse é um ambiente bastante restrito, especialmente pensando na variedade de operações existentes no mercado financeiro. A atuação com importações e exportações, por exemplo, apenas os bancos estão autorizados a fazer.

Outro exemplo disso são eventuais adiantamentos de contratos de câmbio, mais uma atividade não permitida às Casas de Câmbio. É também o caso de operações do mercado futuro envolvendo o dólar.

Ou seja, você pode usar uma Corretora de Câmbio quando precisar de operações simples e objetivas para conversão de câmbio, especialmente em transferências internacionais.

Contudo, pensando nos seus investimentos patrimoniais, essa não é uma plataforma recomendada. Neste caso, opte pelas tradicionais Corretoras de Valores, locais nos quais você encontrará uma variedade muito maior de ativos para investir.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados