Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Corporação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/01/2020 às 20:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Corporação?

Na área administrativa de uma empresa, o termo corporação é associado à ideia de construir uma estrutura de diretrizes, regras e estatutos para guiar suas atividades. Corporação pode se referir não apenas a empresas, mas também a associações e órgãos públicos, como Forças Armadas e Polícia Militar, por exemplo.

No ramo empresarial, uma corporação pode ser composta por diversas companhias e envolvendo diferentes setores da economia. Sua estrutura é focada na organização da produtividade para obter mais lucro.

Já no mercado de capitais, é importante que o investidor saiba como uma corporação se organiza e atua para que possa escolher aquela que se encaixe ao seu portfólio de investimentos.

Qual a importância de uma corporação?

 

Ela pode ou não ter fins lucrativos e segue às leis do país e estado em que tem sede. Entretanto, a maior parte das corporações se estrutura para maximizar sua eficiência e minimizar os custos para obter lucro.

Para a criação de uma corporação, os acionistas devem eleger um conselho administrativo, responsável por comandar as atividades do plano de negócios.

Como funciona?

Legalmente, a gestão da corporação é separada dos proprietários e acionistas, funcionando como se fosse uma pessoa jurídica. Ou seja, o controle não fica concentrado nas mãos dos donos ou em um grupo seleto de acionistas. Trata-se de uma gestão pulverizada.

Neste formato, a responsabilidade pela empresa por parte dos acionistas é limitada. Eles têm participação nos lucros através dos dividendos e das ações, mas não estão envolvidos nas dívidas da companhia. Se é uma corporação com empresas de capital aberto, o número de acionistas é ainda maior.

Essa estrutura de empresa pode fazer negócios sem utilizar o nome do conglomerado, como é o caso da Alphabet Inc., por exemplo, que administra os serviços relacionados ao Google. Mas, publicamente, usa-se o nome do Google para divulgar novos negócios firmados.

Corporação B, ou B corps

Em 2007, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy criaram o B Lab, que é uma organização sem fins lucrativos para gerenciar o sistema de classificação que define uma empresa com o selo “B”, de benéfica.

No Brasil, este movimento é conhecido como Sistema B e já certificou mais de 139 empresas, sendo a Natura uma das maiores corporações na lista.

O selo compreende 180 critérios que tornam uma corporação benéfica, como a arquitetura sustentável dos prédios ou mesmo como os funcionários são tratados. O nível de transparência e responsabilidade na governança corporativa também são levados em conta.

A classificação tem o objetivo de fazer com que a sociedade conheça as empresas que dão um passo além do desejo pelo lucro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados