O que é Contas a Pagar

Contas a Pagar é o termo usado no meio corporativo em relação a uma área ou atividade da empresa que se dedica especificamente a organizar o cumprimento de suas obrigações financeiras. Pode ser uma subárea do setor financeiro. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

A importância de Contas a Pagar

A regra básica da sobrevivência de uma empresa é que ela precisa ser capaz, por meio de recursos próprios ou de terceiros, de cumprir suas obrigações. Em outras palavras, precisa ser capaz de cumprir com as contas a pagar. Portanto, essa é uma atividade que tem extrema importância dentro do planejamento financeiro da empresa.

Ela tem uma relação de interdependência com outra atividade, contas a receber, que diz respeito aos valores que a empresa tem a receber de clientes e outros créditos. Colocando as duas, lado a lado, é possível identificar se a empresa tem capacidade para cumprir suas obrigações a partir dos valores que entrarão em seu caixa.

Controle de Contas a Pagar

Para que a atividade de contas a pagar seja desenvolvida adequadamente, controle e organização são palavras chaves. Esse controle já foi feito por meio de livros, que atualmente foram substituídos por alternativas digitais, como planilhas e até softwares.

Porém, a ferramenta é apenas uma parte do controle. Também deve haver pessoal capacitado e processos bem definidos.

Assim, as empresas mais organizadas trabalham com previsões de contas a pagar para períodos de um ano inteiro ou mais, que passam por revisões periodicamente. A fim de elaborar essas previsões, algumas informações sobre as contas a pagar são essenciais, incluindo credor e fato gerador da conta, valor, data de vencimento, multas e juros aplicáveis. 

O controle é ainda mais relevante quando algo foge ao esperado. Por exemplo, se, em determinado período, a receita da empresa não for suficiente para as contas a pagar, é por meio do controle que será possível determinar quais obrigações serão cumpridas imediatamente e quais serão postergadas, renegociadas, ou pagas de outra forma.

Além disso, o controle de contas a pagar também possibilita identificar oportunidades e tomar decisões sobre a antecipação de obrigações. Dessa maneira, a empresa assegura que não vai prejudicar suas finanças com multas e juros, além de poder se beneficiar de alguma vantagem associada ao pagamento antecipado.

A análise de Contas a Pagar para o investidor

Contas a pagar é uma atividade muito relevante internamente na gestão das empresas, mas que também interessa aos investidores. As informações sobre contas a pagar estão diretamente associadas ao desempenho financeiro do negócio e, portanto, afetam todos que injetam dinheiro nele.

Os mais interessados são os debenturistas, pois o pagamento deles tem a natureza de obrigação financeira para a empresa. É uma situação diferente do acionista, cujo pagamento tem natureza de distribuição de lucros.

Em outras palavras, o debenturista que tem informações sobre as contas a pagar da empresa consegue avaliar, com maior assertividade, a probabilidade de receber o retorno do seu investimento, no prazo certo.

Outras tarefas associadas a compras a pagar

O controle é, sem dúvidas, o principal aspecto de contas a pagar. No entanto, outras tarefas estão diretamente associadas. Podemos destacar o pagamento das contas em si e o armazenamento dos documentos que comprovam a quitação das obrigações financeiras. 

Também vale a pena lembrar que os responsáveis por contas a pagar desenvolvem uma troca de informações constante com outras equipes dentro da empresa, tanto na área financeira quanto em outras áreas.

Para completar, conforme já foi apontado, as contas a pagar são do interesse dos investidores. Por esse motivo, também é uma de suas tarefas curar as informações para que sejam incluídas nos relatórios elaborados para divulgação. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…