Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Contas a pagar

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/03/2020 às 19:41 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Contas a Pagar

Contas a Pagar é o termo usado no meio corporativo em relação a uma área ou atividade da empresa que se dedica especificamente a organizar o cumprimento de suas obrigações financeiras. Pode ser uma subárea do setor financeiro. 

A importância de Contas a Pagar

A regra básica da sobrevivência de uma empresa é que ela precisa ser capaz, por meio de recursos próprios ou de terceiros, de cumprir suas obrigações. Em outras palavras, precisa ser capaz de cumprir com as contas a pagar. Portanto, essa é uma atividade que tem extrema importância dentro do planejamento financeiro da empresa.

Ela tem uma relação de interdependência com outra atividade, contas a receber, que diz respeito aos valores que a empresa tem a receber de clientes e outros créditos. Colocando as duas, lado a lado, é possível identificar se a empresa tem capacidade para cumprir suas obrigações a partir dos valores que entrarão em seu caixa.

Controle de Contas a Pagar

Para que a atividade de contas a pagar seja desenvolvida adequadamente, controle e organização são palavras chaves. Esse controle já foi feito por meio de livros, que atualmente foram substituídos por alternativas digitais, como planilhas e até softwares.

Porém, a ferramenta é apenas uma parte do controle. Também deve haver pessoal capacitado e processos bem definidos.

Assim, as empresas mais organizadas trabalham com previsões de contas a pagar para períodos de um ano inteiro ou mais, que passam por revisões periodicamente. A fim de elaborar essas previsões, algumas informações sobre as contas a pagar são essenciais, incluindo credor e fato gerador da conta, valor, data de vencimento, multas e juros aplicáveis. 

O controle é ainda mais relevante quando algo foge ao esperado. Por exemplo, se, em determinado período, a receita da empresa não for suficiente para as contas a pagar, é por meio do controle que será possível determinar quais obrigações serão cumpridas imediatamente e quais serão postergadas, renegociadas, ou pagas de outra forma.

Além disso, o controle de contas a pagar também possibilita identificar oportunidades e tomar decisões sobre a antecipação de obrigações. Dessa maneira, a empresa assegura que não vai prejudicar suas finanças com multas e juros, além de poder se beneficiar de alguma vantagem associada ao pagamento antecipado.

A análise de Contas a Pagar para o investidor

Contas a pagar é uma atividade muito relevante internamente na gestão das empresas, mas que também interessa aos investidores. As informações sobre contas a pagar estão diretamente associadas ao desempenho financeiro do negócio e, portanto, afetam todos que injetam dinheiro nele.

Os mais interessados são os debenturistas, pois o pagamento deles tem a natureza de obrigação financeira para a empresa. É uma situação diferente do acionista, cujo pagamento tem natureza de distribuição de lucros.

Em outras palavras, o debenturista que tem informações sobre as contas a pagar da empresa consegue avaliar, com maior assertividade, a probabilidade de receber o retorno do seu investimento, no prazo certo.

Outras tarefas associadas a compras a pagar

O controle é, sem dúvidas, o principal aspecto de contas a pagar. No entanto, outras tarefas estão diretamente associadas. Podemos destacar o pagamento das contas em si e o armazenamento dos documentos que comprovam a quitação das obrigações financeiras. 

Também vale a pena lembrar que os responsáveis por contas a pagar desenvolvem uma troca de informações constante com outras equipes dentro da empresa, tanto na área financeira quanto em outras áreas.

Para completar, conforme já foi apontado, as contas a pagar são do interesse dos investidores. Por esse motivo, também é uma de suas tarefas curar as informações para que sejam incluídas nos relatórios elaborados para divulgação. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados