Open Nav

Contabilidade societária

O que é contabilidade societária?

A área de contabilidade pode parecer destinada a uma única fidelidade, mas os campos são bem amplos e diversos. É o caso da contabilidade societária, uma das suas vertentes que trata de tudo que envolve as relações entre sócios de uma empresa.

Isso porque não basta apenas querer criar uma empresa e determinar todas as regras. Existe uma legislação vigente no Brasil e toda empresa precisa se adequar e enquadrar nestes processos definidos.

Ou seja, a contabilidade societária atua com foco na constituição de uma sociedade, visando garantir que todo procedimento seja feito de maneira legal e impedindo assim problemas contábeis que possam gerar danos à organização.

Contabilidade societária x contabilidade fiscal

As diversas atuações de um profissional da contabilidade acabam confundindo os mais leigos no tema, pensando que tudo é uma atividade só. Na prática, não é assim que funciona.

É uma situação parecida com o que acontece entre engenheiros. O fato de você encontrar um profissional da área não impede que ele atue em um campo específico como a Engenharia Elétrica, a Engenharia Ambiental ou qualquer outro segmento. Para um contador é a mesma coisa.

Portanto, não confunda a contabilidade societária, a qual atua sobre a constituição das sociedades, com a contabilidade fiscal, uma área focada na apuração de pagamentos e tributação (como impostos a pagar ou folha de pagamento dos funcionários).

Além disso, apenas para que você entenda a complexidade da contabilidade, existem muitos outros campos contábeis como:

  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Ambiental
  • Controladoria
  • Auditoria

A contabilidade societária é obrigatória?

A obrigatoriedade sobre ter uma área de contabilidade para as empresas é um campo ainda em desenvolvimento no Brasil. Tanto que no período recente, mais especificamente em 2007, houve a constituição da contabilidade societária — até então, ela não era tratada de forma isolada.

A separação das áreas foi benéfica para os gestores na medida em que eles podem dedicar atenção para os campos contábeis da sua empresa. Até 2007, a maioria dos negócios dava prioridade apenas para a tributação.

Ainda assim, pequenas e médias empresas brasileiras são obrigadas apenas a possuir contabilidade fiscal, isto é, a área que foca nos tributos e impostos da companhia. O ideal, no entanto, é ter as duas dentro do negócio, evitando assim erros que possam gerar ônus para as organizações.

Como funciona a contabilidade societária?

Em termos de contratação de uma contabilidade societária, o processo não é muito diferente das outras áreas contábeis. A empresa vai precisar ter um contador e passar informações para ele atuar nas questões legais da sociedade.

Sendo assim, a ideia de que basta o gestor contratar um contador e eximir-se de questões não é verdade. Ele é, afinal, responsável por transmitir boas informações para que a contabilidade societária seja realizada de maneira adequada.

A partir do compartilhamento dos dados empresariais, o contador poderá formular todas as questões contábeis e legais de estruturação da empresa, algo extremante importante nos dias atuais.

Qual a importância da contabilidade societária?

Em micro e pequenas empresas, pode parecer desnecessário ter um contador para cuidar apenas das questões societárias. No entanto, esse entendimento muda de acordo com o crescimento de um negócio.

Em companhias mais complexas, com diversos sócios, ou mesmo em situações de compartilhamento de dividendos, a área de contabilidade societária já passa a ter grande importância. E isso vale ainda mais para fusões e aquisições, quando há combinação entre diferentes negócios.

Assim, a importância da contabilidade societária consiste em oferecer aos gestores a certeza de que todo processo societário ocorrerá de forma adequada, permitindo a todos que foquem em questões estratégicas e operacionais da empresa, deixando a parte burocrática para um contador especializado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados