O que é contabilidade?

A contabilidade é uma ciência que estuda as movimentações patrimoniais das empresas, entre elas os direitos, obrigações e os seus bens. É por meio dela que são gerados demonstrativos financeiros e econômicos que servem de base para operações obrigatórias do cotidiano como os pagamentos de impostos e encargos.

Entre os maiores benefícios proporcionados pela contabilidade estão a possibilidade de tomar melhores decisões com base em dados, cumprir com todas as obrigações fiscais e entender os principais indicadores financeiros. Com isso, também é possível manter um histórico confiável da empresa, já que todas as informações serão precisas.


Qual é o objetivo da contabilidade?

De uma forma bem simples, a contabilidade tem por objetivo contribuir ativamente tanto no controle do patrimônio quanto na tomada de decisões de um negócio. Ambas funções são duas das mais importantes dentro da área administrativa.

Sendo assim, a contabilidade se torna extremamente relevante de um ponto de vista gerencial. Isso porque ela é capaz de revelar informações qualitativas e quantitativas sobre a saúde financeira e econômica de uma empresa.

Quais são os principais métodos contábeis?

A contabilidade é uma área bastante abrangente, que oferece diferentes ferramentas que auxiliam no dia a dia de uma instituição, porém, alguns métodos se destacam por serem mais utilizados. A seguir, um pequeno resumo sobre cada um deles.

Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

O DRE é nada mais que a visão das entradas e das saídas financeiras de um negócio de acordo com o regime de competência atrelado a ele. Resumidamente, esse método é um complemento ao fluxo de caixa e é mais focado em quando o dinheiro deveria ter entrado ou saído.

Balanço Patrimonial

Método que mostra a estrutura do capital e a situação financeira da empresa em um determinado período. Focado, basicamente em duas variáveis — os ativos (que são os bens e os direitos) e os passivos (as obrigações) —, é a partir do balanço que é possível gerar diversos indicadores contábeis, como os índices de liquidez e os indicadores de rentabilidade.

Fluxo de caixa 

De forma similar ao Demonstrativo de Resultado de Exercício, o fluxo de caixa também possui uma visão mais voltada às entradas e saídas financeiras da empresa, só que de acordo com o regime de caixa. Isso significa que o seu foco é em quando o dinheiro realmente entrou ou saiu, independentemente da data em que a transação era esperada de acontecer.

Quais são as áreas de atuação da contabilidade de modo geral?

A contabilidade tem diversas áreas de atuação, algumas mais específicas, como a de análise econômica e financeira de projetos, e outras mais gerais, que podem ser utilizadas em praticamente qualquer instituição. Entre elas, é possível citar:

Qual é a importância da contabilidade?

Muitas empresas fecham com menos de 5 anos de atividade. Isso acontece, geralmente, ou por falta de planejamento ou pela ausência — ou ineficiência — da gestão financeira, uma das áreas da contabilidade dentro de um negócio, como visto anteriormente.

Essa situação acontece com frequência porque muitos empresários não dão a devida atenção e valor ao setor financeiro, já que acreditam que somente a gestão operacional é suficiente. É aí que entra a contabilidade e a sua importância, já que ela ajuda a administrar as finanças e contribui para que o negócio atue sob as exigências da lei e da Receita Federal.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos