Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Conta Digital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/02/2020 às 20:40 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Conta Digital

Conta Digital é um termo que abrange uma vasta gama de produtos financeiros, como contas correntes e contas de pagamento. Porém, todos eles compartilham uma característica em comum: são abertas, controladas e fechadas pela internet.

Diferença entre Conta Digital e Conta Tradicional

 

Muitos clientes de banco com contas tradicionais já podem realizar várias movimentações por meio do internet banking, além de terem a opção de realizá-las na agência física. Por esse motivo, a verdadeira distinção entre uma conta digital e uma tradicional, hoje, é a possibilidade de abri-la ou encerrá-la sem a necessidade de se deslocar até a agência.

Além disso, as contas digitais podem ou não ter acesso online. Enquanto isso, para uma conta digital, esse acesso é obrigatório. Porém, cabe esclarecer que ele não precisa ser por um aplicativo, embora esse seja o canal mais utilizado, devido à mobilidade. Se um banco permite que as pessoas abram uma conta através de um site tradicional, essa conta já pode ser considerada digital.

Conta digital e gratuidade de taxas

Ao contrário do que muitos imaginam, a gratuidade de taxas não é uma característica intrínseca às contas digitais. As instituições responsáveis por essas contas podem, sim, cobrar taxas por seus serviços; é uma decisão discricionária, ou seja, fica a critério da instituição zerar ou não as taxas.

Porém, como algumas delas já entraram no mercado oferecendo essa vantagem adicional aos clientes (além da praticidade da conta digital), os novos entrantes do segmento acompanham a tendência para não perder competitividade.

O motivo pelo qual as instituições que oferecem conta digital podem zerar as taxas é que, ao contrário daquelas que oferecem contas tradicionais, elas têm menos custos. Afinal, não precisam manter agências físicas, pagando conta de luz, água, telefone, salário dos atendentes. Então, elas aproveitam essa economia para retirar as taxas sem sofrer prejuízos.

Conta digital e cartões

Essencialmente, a única coisa que uma instituição precisa oferecer aos clientes da conta digital é a possibilidade de depositar dinheiro nessa conta e, claro, retirá-lo de lá por meio de transferências ou saques. Fora isso, qualquer outro serviço é adicional, inclusive o oferecimento de cartões de crédito e de débito.

Vale a pena lembrar que esses cartões podem ter taxas ocultas; por exemplo, a cobrança de anuidade caso ele não seja utilizado um número mínimo de vezes. Então, o cliente deve estar atento antes de solicitar ou aceitar esses supostos benefícios.

Conta digital e rendimento

Tornou-se relativamente comum que as contas digitais ofereçam um rendimento ao dinheiro que fica depositado nelas, o que não é visto nas contas correntes tradicionais. Essa é uma maneira a mais que as instituições encontraram para atrair clientes, especialmente em vista da queda no rendimento da aplicação mais comum, a poupança, decorrente da diminuição da taxa Selic.

Esse rendimento não sai do bolso da instituição. O que acontece, de fato, é que elas realizam investimentos com o dinheiro que é depositado, da mesma forma que os bancos tradicionais sempre fizeram. A diferença é que, ao contrário dos bancos tradicionais, as instituições que mantêm contas digitais estão repassando uma parte do rendimento desses investimentos para o cliente.

Conta digital e fintechs

O surgimento e popularização das contas digitais é apenas uma parte de um movimento bem maior, a disseminação das fintechs. Elas são startups que atuam no mercado financeiro, com a proposta de inovar e, principalmente, identificar e acabar com os principais motivos de insatisfação dos clientes em relação às instituições financeiras tradicionais.

A proposta das fintechs também está levando as ditas instituições tradicionais a buscar mudanças, como forma de se proteger da concorrência. Por isso, mesmo as pessoas que não aderem às novidades – por exemplo, quem não tem confiança para migrar para uma conta digital – acaba se beneficiando desse movimento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados