Última modificação em 13 de outubro de 2020

O que é consultoria?

Consultoria financeira, ou financial advisory em inglês, é o aconselhamento prestado por um profissional a um cliente com o intuído de orientá-lo sobre seus investimentos e finanças pessoais. Mudanças econômicas que possam afetar direta ou indiretamente os valores aplicados por esse investidor também fazem parte dos temas abordados.

Em uma consultoria, o profissional deve ainda fornecer ao cliente informações que lhe permitam tomar decisões mais assertivas e solucionar todas as suas dúvidas financeiras. 


Como é o trabalho de um consultor financeiro?

Uma consultoria tem início com uma reunião na qual as necessidades do cliente são avaliadas e o consultor estabelece metas para ajudá-lo a se planejar financeiramente a curto, médio e a longo prazo

A curto prazo, as contas pessoais do cliente são analisadas para verificar se o seu orçamento é capaz de acomodar seu estilo de vida e as mudanças recentes que possam ocorrer - como um casamento ou uma mudança de emprego. 

Se um cliente deseja economizar para a aposentadoria, mas não tem certeza de como fazer isso, o consultor financeiro pode sugerir quais tipos de investimentos específicos priorizar e quais quantias servirão melhor ao seu plano.  Responder a essas perguntas faz parte de um planejamento de longo prazo.

Após identificar as necessidades e objetivos pessoais do cliente, o consultor poderá recomendar quais investimentos são mais adequados ao perfil. 

Nessa etapa o investidor aprenderá sobre as opções de investimento e quais as vantagens e riscos de cada uma. Também entenderá melhor sobre a política econômica atual e os aspectos macroeconômicos que possam afetar os seus ativos. 

Além disso, os consultores orientarão sobre pagamento de impostos e como organizar demais aspectos das finanças pessoais. De fato, isso é fundamental para que o cliente saiba quanto do seu orçamento está disponível para investir. 

Após montar esse planejamento financeiro, o consultor irá monitorar os seus resultados financeiros de modo a verificar o que precisa mudar para garantir os melhores resultados. 

É preciso ajustar esse plano com frequência, uma vez que tanto as metas estabelecidas pelo cliente quanto a economia do país podem sofrer alterações significativas. Assim, tanto o consultor quanto o cliente devem se reunir mais algumas vezes para reavaliar os objetivos e metas. 

O que é consultoria empresarial?

Algumas consultorias financeiras trabalham exclusivamente com empresas. Nesse caso, o consultor é contratado para resolver um problema específico ou para fazer um diagnóstico sobre a situação atual do negócio.

Assim, o profissional irá propor como solucionar os problemas da empresa e estabelecerá um plano de ação para resolvê-lo. Esse procedimento se dá em três etapas: diagnóstico e planejamento, execução e acompanhamento. 

Tanto pequenas como grandes empresas podem se beneficiar de uma consultoria financeira uma vez que, por meio dela, será possível reorganizar o caixa da empresa e facilitar expansões.

O consultor poderá ainda propor estratégias para tornar a gestão da empresa mais eficiente e criar mecanismos que garantam que todas as transações financeiras sejam contabilizadas de acordo com as exigências da legislação fiscal em vigor.  

Isso permitirá que o empresário tenha um maior controle sobre as finanças e possa identificar mais rapidamente os setores que precisam ser melhorados para garantir que o negócio se destaque no mercado e se torne mais lucrativo. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Carta de Crédito

O que é carta de crédito? Quando você precisa adquirir algum bem ou serviço e não possui a quantidade de dinheiro suficiente no momento, pode recorrer…

Veja outros termos