Última modificação em 6 de novembro de 2020

O que é Common Stock?

Common stock é a expressão em Inglês usada para se referir ao que, em Português, chamamos de “ação ordinária”.

Em geral, podemos encontrar na literatura e meios de comunicação de outros países várias expressões que são sinônimos de common stock, como voting share (ação com direito de voto) ou ordinary share (ação ordinária).

Assim como as ações ordinárias que temos no Brasil, ela determina que os acionistas têm certos direitos em relação à empresa. Esses direitos são diferentes daqueles oferecidos pelas preferred stocks - ações preferenciais.

Como será mostrado a seguir, adquirir ações de common stock têm certas vantagens no longo prazo quando comparadas às de preferred stock. Porém, elas também podem indicar alguns riscos para os investidores.

Quais são os direitos de quem detém uma Common Stock?

Os detentores delas possuem alguns direitos quando adquirem seus papéis na bolsa de valores. Esses direitos são determinados pela legislação do país e podem ser encontrados em documentos da empresa na qual se deseja investir, podendo eles serem técnicos ou factuais.

Dentre os direitos relacionados às ações de common stock, está o direito ao voto. Esse, contudo, tem suas restrições.

A primeira dessas restrições é que o acionista detentor da common stock pode votar apenas em assuntos que se relacionam ao conselho administrativo. Ele pode votar na eleição dos membros, por exemplo

Contudo, nos Estados Unidos as empresas podem emitir esse tipo de ação com e sem direito ao voto. Não há nenhuma lei no país que determine a obrigatoriedade de esse tipo de ativo dar direito ao acionista de votar.

Um outro direito que alguns acionistas podem exercer é o de obter uma participação proporcional ao seu investimento atual em novos títulos que forem emitidos pela empresa.

No entanto, aqueles que têm capital investido em common stock não têm preferência no recebimento de dividendos, ao contrário dos que possuem preferred stock.

Quais são as vantagens das ações Common Stock?

Uma das principais e mais evidentes vantagens é que o acionista com capital investido nelas detém a posse da corporação, já que ele não possui um ativo específico da empresa.

É por ter a posse sobre a corporação que aqueles que investem em common stock têm o direito de votar no conselho administrativo e na determinação de políticas corporativas da companhia.

Isso traz ao investidor uma grande vantagem, pois implica que, ainda que um acionista não tenha preferência no recebimento dos dividendos, no longo prazo ele pode obter grande lucratividade com as decisões tomadas pela empresa.

A preferência pela aquisição de novos títulos emitidos pela empresa - em alguns casos - também é considerada como uma vantagem. 

Quais são as desvantagens das ações Common Stock?

Uma das possíveis desvantagens em investir nas ações de common stock é que nem sempre o direito ao voto será garantido, já que nos Estados Unidos não há essa obrigatoriedade prevista em lei, conforme falamos anteriormente.

Outra desvantagem bastante relevante é o direito de recebimento do ativos em casos de liquidação:

Quem possui ações de common stock têm direito a receber o valor de seus ativos apenas após a empresa pagar todos os credores e funcionários, antes de pagar o acionista. No caso de falência, quem investiu nesse tipo de ação ordinária não recebe o valor do ativo.

Termo do dia

Índices de Endividamento

O que são Índices de Endividamento? Índices de Endividamento são, como o próprio nome indica, índices que apontam o grau de endividamento de uma empresa. Esses…

Veja outros termos