Open Nav

Coaching Financeiro

O que é o Coaching Financeiro?

Coaching Financeiro é o nome dado a uma modalidade específica de coaching, que tem como objetivo central auxiliar quem contrata o serviço em diversas questões ligadas a finanças pessoais e/ou empresariais. Em outras palavras, o coaching financeiro foca na criação de estratégias para aprimorar a saúde da vida financeira.

Se levarmos em consideração que o número de endividados no Brasil hoje é de quase 2/3 da população e o número de inadimplentes, 1/3, já podemos afirmar com propriedade que a maioria dos brasileiros possui enorme dificuldade para lidar com dinheiro. Só viver dentro do orçamento, gastando menos do que se ganha, já é um enorme desafio - imagine, então, quando o assunto são investimentos!

Quando contrata um serviço de coaching financeiro se propõe a receber orientações de um profissional (o coach) no que tange a essa área específica. Utilizando conceitos e exercícios comuns a áreas como a da psicologia, gestão de tempo, organização pessoal e afins, o profissional deve auxiliar o seu cliente (chamado de coachee) a desenvolver o seu próprio planejamento financeiro. 

Você pode estar se perguntando: "ah, mas eu preciso de um coach financeiro para isso? Não posso estruturar minha vida financeira sozinho(a)?". Não, você não precisa. Da mesma forma que ninguém precisa de um personal organizer para organizar a casa ou de um personal trainer para deixar de ser sedentário - todo mundo sabe que não se deve largar as roupas em qualquer canto e que subir escadas é melhor do que andar de elevador sempre. 

Contratamos esses serviços quando nos sentimos incapazes de nos motivarmos sozinho e estamos perdidos (sabe aquela sensação de que temos informações demais sobre o assunto ou não sabemos nada? Então...).

Ter alguém ali, nos orientando, nos ajuda a nos mantermos focados nas boas práticas. Assim como há aquelas pessoas que se motivam sozinhas, têm uma disciplina exímia naquela área e vivem bem como autodidatas. São casos e casos.

Logo, reforçamos: o coaching financeiro não é o único jeito de domar a sua vida financeira. É apenas uma das possíveis soluções. 


Quais serviços costumam ser englobados no Coaching Financeiro?

Usualmente, os processos de coaching financeiro servem às necessidades do cliente.

Isso quer dizer que uma pessoa que procura sair das dívidas deve ter os seus processos mais focados nesse ponto do que nos demais, por exemplo. 

Alguns dos serviços (ou "áreas de foco", se assim preferir) incluídos nos processos de coaching financeiro são:

  • Levantamento das receitas e despesas - incluindo a organização das contas pessoais;
  • Criação de um orçamento mensal - para controlar quanto se gasta e quanto se ganha diaria, semanal e mensalmente.
  • Estabelecimento da melhor ferramenta de controle do orçamento - um aplicativo ou editor de planilhas, por exemplo;
  • Definição de seus objetivos e projetos financeiros - desde a sua identificação até o acompanhamento da execução do plano criado;
  • Mudança de hábitos financeiros - para parar de gastar tanto dinheiro como fast food, por exemplo, e ter ainda mais dinheiro para investir nos seus sonhos;
  • Indicação dos melhores investimentos - no caso de coaches devidamente capacitados nessa área específica, é importante lembrar!

Uau, quanta coisa! 

Mas como você já sabe, cada pessoa tem uma necessidade diferente. Não somente aqueles que se encontram com problemas em todas esses pontos (sem orçamento ou objetivos, com péssimos hábitos e não investindo nadinha) é que costumam buscar pelos serviços de um coach financeiro. É possível ter um orçamento estruturado e ter dificuldades para alcançar objetivos - um exemplo simples de como um ponto específico da vida financeira pode ser melhor trabalhada nos processos de coaching financeiro.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados