Open Nav

CNI

O que é CNI

CNI é sigla para Confederação Nacional da Indústria, uma entidade sindical que representa as federações industriais em nível federal, com o objetivo de defender os interesses do setor, especialmente, diante do governo.

Desta forma, busca incentivar a criação de políticas públicas que beneficiem as atividades da indústria.

Como Investir nos Melhores Fundos

História da CNI

A história da CNI começou em 1827, com a fundação da SAIN - Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, a primeira entidade de abrangência nacional buscando representar a indústria brasileira. No começo, a SAIN era mais voltada à mecanização da agricultura, mas, conforme a indústria se fortaleceu no país, ela passou a atuar diretamente com o setor fabril.

Em 1904, após uma união com o Centro de Tecelagem e Fiação de Algodão, a SAIN tornou-se CIB - Centro Industrial do Brasil. Alguns anos depois, em 1931, a CIB tornou-se Confederação Industrial do Brasil, título que acompanhou o status de entidade sindical.

E, finalmente, em 1938, passou a ser a CNI. Euvaldo Lodi foi seu primeiro presidente nessa nova fase.

Estrutura da CNI

A estrutura da CNI é composta por um conselho de representantes, uma diretoria, um conselho fiscal e também conselhos temáticos.

O conselho de representantes é formado por dois delegados de cada uma das 27 Federações de Indústrias filiadas. Ele seleciona os membros da diretoria, traça a política geral e as diretrizes estratégicas da entidade, aprova os programas de trabalho e a proposta anual de orçamento, entre outras funções.

O conselho fiscal é formado por três membros titulares e três suplentes, que são eleitos pelo Conselho de Representantes. Suas atribuições incluem examinar e avaliar as movimentações econômicas e financeiras da entidade, bem como emitir pareceres sobre relatórios, balanços e contas da gestão financeira, orçamentos e aplicação de recursos, entre outras.

Os conselhos temáticos são formados por 30 representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais. Eles têm um papel consultivo e, para desempenhá-lo, se reúnem periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da CNI.

Finalmente, a diretoria é eleita pelo conselho de representantes entre as chapas concorrentes, para um mandato de 4 anos. Nesse período, os diretores, entre outras atividades, discutem e tomam decisões sobre as proposições dos conselhos temáticos.

As áreas de atuação da CNI

A CNI atua em sete áreas principais:

  • Diálogo e articulação
  • Desenvolvimento e competitividade
  • Inovação
  • Agendas das indústrias para o Brasil
  • Diagnósticos e cenários das indústrias
  • Internacionalização e comércio exterior
  • Relações do trabalho

Em cada uma dessas áreas, ela desenvolve ações específicas. Via de regra, essas ações visam defender os interesses da indústria perante o governo, para que este desenvolva políticas públicas benéficas para as empresas que ela representa.

As atividades da CNI

1. Mapa Estratégico da Indústria

O Mapa Estratégico da Indústria é um documento elaborado pela CNI, em colaboração com líderes empresariais de todo Brasil. Nesse mapa, são apresentados os principais desafios que devem ser superados durante os próximos anos, para a formação de uma indústria competitiva, inovadora, global e sustentável.

Atualmente, está em vigor o Mapa para os anos de 2018 a 2022.

2. Agenda Legislativa da Indústria

A Agenda Legislativa da Indústria é um documento que visa promover a interlocução do setor industrial com o Congresso Nacional. Todo ano, esse documento reúne as principais propostas que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado, com potencial para afetar o ambiente de negócios do país.

Além disso, a agenda reflete o ponto de vista geral do setor industrial sobre essas propostas.

3. Pesquisas e Estatísticas

As pesquisas e estatísticas da CNI buscam reunir dados e gerar insights sobre o desempenho da indústria, as percepções e expectativas dos empresários sobre a situação da economia, e os efeitos concretos das políticas econômicas.

Além disso, também são realizadas sondagens a respeito do sentimento da população sobre temas importantes da atualidade.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados