O que é Clima Organizacional?

O clima organizacional de uma empresa é representado pela percepção coletiva que os funcionários tem sobre o local onde estão inseridos.

Certamente, toda e qualquer empresa possui o objetivo primordial de produzir e lucrar com a oferta de seus bens ou serviços, dentre várias outras metas particulares sobre cada modelo de negócio. Entretanto, o que acaba passando batido muitas vezes, é que nem só de estratégias de venda se vive! Alguns gestores podem cometer a falha de não investirem no coração da empresa: seus próprios colaboradores.

Afinal, sem os funcionários operando enquanto equipe, não haveriam produtos ou serviços disponíveis para comercialização, correto?

Pois bem, o clima organizacional de uma empresa deve ser levado em consideração, assim como deve receber os devidos investimentos necessários. É um aspecto pouco valorizado, mas de extrema importância para o fluxo dos negócios!


Como o Clima Organizacional pode impactar no desenvolvimento da empresa?

Conforme falamos anteriormente, os colaboradores são responsáveis por produzir tudo aquilo que a empresa oferta no mercado.

Mas, imagine: será que um funcionário insatisfeito é capaz de produzir ou desenvolver seu trabalho, com o mesmo grau de empenho de um colaborador completamente satisfeito com as condições da empresa? 

Olhando assim, a resposta fica um tanto óbvia, não é? Certamente esse funcionário insatisfeito não apresentaria as mesmas condições de contribuição comparado ao outro!

Isso porque, o clima organizacional tem esse tipo de influência sobre o desenvolvimento da companhia: se todos trabalham satisfeitos entre um clima harmonioso, tudo flui bem. Do contrário, quando clima é ruim, o serviço tende a apresentar mais dificuldades de ser executado.

Vale esclarecer que o clima organizacional engloba diversos aspectos, como relações interpessoais, modelo de gestão, estrutura física da companhia, carga horária, remuneração, objetivos da empresa, entre outros. 

Tudo deve estar interligado de maneira positiva, para que o colaborador sinta-se satisfeito com as condições de trabalho e assim, o clima organizacional gere bons frutos aos negócios!

Como o Clima Organizacional pode ser mensurado?

Existem algumas ferramentas específicas que podem auxiliar na mensuração do clima organizacional. Tais ferramentas caracterizam uma "pesquisa de clima".

Normalmente, essa pesquisa é realizada por profissionais do setor de Recursos Humanos, que utilizam de questionários, entrevistas ou estudos de opinião.

O objetivo é que, através dessa pesquisa, a gestão da empresa como um todo se preocupe em transformar todos os dados coletados em planos de ações concretos. Até porque, de nada adiantaria ouvir o funcionário, sem a verdadeira intensão de ajudá-lo, certo?

Pois bem, alguns exemplos de planos de ações podem ser: alterar a estrutura física da empresa, realocar mobílias de uma forma mais prática, gerenciamento de cargos e funções, aumentar a incidência de treinamento, entre outros.

Tudo vai de acordo com as necessidades do colaborador, ou seja, com as conclusões da pesquisa de clima organizacional! 

Qual é a diferença entre Clima Organizacional e Cultura Organizacional?

Até o momento nós falamos sobre os interesses do colaborador dentro da organização, correto? Agora, vamos explorar um pouco mas o lado da empresa também.

Essa é a principal diferença entre clima e cultura: o primeiro diz respeito a atmosfera percebida pelos funcionários, enquanto a segunda caracteriza os deveres que os mesmos devem ter para com a gestão da companhia!

Isso significa que, a cultura organizacional representa a necessidade que a empresa tem de que seus funcionários trabalhem em prol de sua missão, visão e de seus valores.

Perceba que, ambos os termos se complementam enquanto necessidade: os funcionários precisam estar satisfeitos para terem um bom desempenho, e a empresa precisa que seus colaboradores trabalhem com o mesmo objetivo em comum.

Vale a pena valorizar esses aspectos, não é?!

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Liquidez

O que é liquidez? A liquidez é uma medida utilizada para determinar a facilidade e a velocidade com que o investidor consegue se desfazer de um…

Veja outros termos