O que são Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis são as áreas de conhecimento que formam profissionais responsáveis pelo registro e acompanhamento de todas as contas de uma empresa. Isso inclui, naturalmente, os lucros, custos, despesas e tudo que envolve o negócio.

Embora possa parecer algo simples, o papel do profissional de Ciências Contábeis se debruça sobre praticamente todos números de uma companhia, algo que engloba o pagamento de impostos.

O profissional formado em Ciências Contábeis é chamado de contador. Ele é responsável, em resumo, por toda organização financeira de uma empresa e tem um papel importante na entrega de documentos e cumprimentos de prazos para diversos perfis de companhias.

Como Investir nos Melhores Fundos

Quais as características de um bom contador?

Um contador pode ter diversas atribuições dentro da sua formação em Ciências Contábeis. Para exercê-las bem, é necessário reunir algumas características e aptidões. Destacamos abaixo algumas das principais:

Onde pode trabalhar um profissional de Ciências Contábeis?

A maioria das companhias precisa ter um contador contratado para lidar com questões contábeis. É o caso dos seus demonstrativos oficiais, como a produção de documentos como Balanço Patrimonial, o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ou o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), por exemplo.

Além disso, é muito comum acionar esse tipo de profissional para apuração de tributos, em especial o Imposto de Renda. Vale lembrar que as regras de cobrança oferecem alguma complexidade e ter um especialista elimina a responsabilidade de gestores sem tanta afinidade com o tema.

Por fim, as Ciências Contábeis ainda oferecem a atuação profissional na parte de auditoria de contas. Isto é, o contador pode atuar fiscalizando se outras empresas estão, de fato, entregando números corretos ou se há alguma tentativa de trapaça.

Existem ainda profissionais que prestam serviço de consultoria, assim como aqueles que optam por abrir um escritório e atuar como autônomos.

Como é o mercado de trabalho para o contador?

Assim como outras áreas profissionais, as Ciências Contábeis apresentam alguma competitividade para os seus profissionais. Isso acontece especialmente em grandes centros, já que muitas universidades oferecem o curso.

Por outro lado, a atividade de um contador exige alguns conhecimentos muito específicos e são poucas as pessoas que se interessam por estudar os números das empresas. Desta forma, um bom profissional de Ciências Contábeis tende a se destacar e encontrar boas oportunidades de trabalho.

Há ainda uma característica particular da área que é o aumento de demanda em determinados meses do ano. Em abril, por exemplo, é comum ter um aumento de procura pelos serviços do profissional de Ciências Contábeis para a entrega do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

DLPA

O que é DLPA? DLPA é uma abreviação para a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Esse é mais um documento contábil bastante utilizado pelas empresas brasileiras,…