Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ciências Atuariais

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/04/2020 às 19:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Ciências Atuariais: o que é?

As Ciências Atuariais são um campo dentro da área de Economia destinado ao estudo de risco, especialmente ligado ao cenário financeiro. Como você pode imaginar, esse é um campo de extrema importância ao ambiente econômico.

É bem provável que você já tenha escutado falar sobre risco versus retorno, não é mesmo? Esse, afinal, é um verdadeiro mantra financeiro. Onde temos uma alta previsibilidade de ganhos, o nosso retorno financeiro tende a ser menor. O contrário também vale: investimentos de risco tendem a oferecer boas rentabilidades.

No entanto, para saber se vale a pena realizar um aporte de capital (seja em um investimento, seja em um projeto), é extremamente importante mensurar riscos. E é aqui que entra o papel do profissional da áreas de Ciências Atuariais.

O que faz um profissional de Ciências Atuariais?

Como já destacamos, esse profissional tem por principal função o mapeamento e o gerenciamento de risco de operações financeiras. Vale destacar que essa análise de risco não é feita por intuição ou dedução, mas sim por meio de cálculos e premissas que têm por base dados reais.

Não é difícil imaginar que, pela função exercida na área, é essencial que o profissional tenha afinidade com conceitos de exatas, em especial estatística, probabilidade e matemática financeira.

Além disso, também pelo perfil, os principais campos de atuação são do segmento financeiro. É comum que um graduado em Ciências Atuariais seja empregado em bancos, seguradoras, instituições financeiras ou no setor financeiro de empresas de outros segmentos.

Independente da empresa para a qual trabalhar, o foco do profissional está na avaliação de risco. Sendo assim, em uma seguradora, por exemplo, cabe analisar os riscos de cada contrato e propor prêmios justos para a empresa, permitindo assim a sua lucratividade.

Para exercer a função, é preciso antes ser aprovado no exame do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e receber um registro de atuação. O funcionamento é similar ao que acontece com a OAB para advogados ou o CREF para profissionais de Educação Física.

Quais caminhos as Ciências Atuariais permitem?

Se você está buscando uma faculdade, provavelmente já começou a projetar as carreiras que pode obter no segmento financeiro por meio de um curso de Ciências Atuariais, certo? Pois engana-se quem pensa que o leque é restrito: existem diversos caminhos que podem ser trilhados após uma especialização.

Um exemplo disso, como já mencionamos, é o ramo de estimativa e análise, onde o analista deve calcular valores justos de parcelas e prêmios. Nesta mesma linha, o profissional pode seguir carreira no mercado financeiro, gerando análise de risco para cada tipo de investimento.

Outra carreira comum para um formado em Ciências Atuariais é a área de auditoria, onde ele irá fiscalizar atividades de seguradoras. Há ainda oportunidades diversas como gestão patrimonial e planejamento de reservas.

Vale a pena fazer um curso de Ciências Atuariais?

Como todo curso de formação profissional, as Ciências Atuariais apresentam vantagens e desvantagens. No entanto, uma coisa é certa: você precisa gostar de matemática e cálculos para seguir carreira na área. Trata-se, afinal, de um trabalho onde análises de risco são constantes.

Um ponto positivo que merece destaque é o crescimento da demanda por esse tipo de profissional, especialmente no mercado financeiro. Vale lembrar que cada vez mais os investimentos de risco ganham força no país na medida em que a taxa básica de juros brasileira atingiu níveis muito baixos. E esse cenário, claro, exige maior capacidade de mensurar riscos.

Por outro lado, há uma grande concorrência no mercado profissional. Muitos cargos serão disputados também por administradores, contadores e economistas. E, dependendo da empresa, perfis mais genéricos podem ter alguma vantagem em função da flexibilidade de funções.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados