Ciências Atuariais: o que é?

As Ciências Atuariais são um campo dentro da área de Economia destinado ao estudo de risco, especialmente ligado ao cenário financeiro. Como você pode imaginar, esse é um campo de extrema importância ao ambiente econômico.

É bem provável que você já tenha escutado falar sobre risco versus retorno, não é mesmo? Esse, afinal, é um verdadeiro mantra financeiro. Onde temos uma alta previsibilidade de ganhos, o nosso retorno financeiro tende a ser menor. O contrário também vale: investimentos de risco tendem a oferecer boas rentabilidades.

No entanto, para saber se vale a pena realizar um aporte de capital (seja em um investimento, seja em um projeto), é extremamente importante mensurar riscos. E é aqui que entra o papel do profissional da áreas de Ciências Atuariais.


O que faz um profissional de Ciências Atuariais?

Como já destacamos, esse profissional tem por principal função o mapeamento e o gerenciamento de risco de operações financeiras. Vale destacar que essa análise de risco não é feita por intuição ou dedução, mas sim por meio de cálculos e premissas que têm por base dados reais.

Não é difícil imaginar que, pela função exercida na área, é essencial que o profissional tenha afinidade com conceitos de exatas, em especial estatística, probabilidade e matemática financeira.

Além disso, também pelo perfil, os principais campos de atuação são do segmento financeiro. É comum que um graduado em Ciências Atuariais seja empregado em bancos, seguradoras, instituições financeiras ou no setor financeiro de empresas de outros segmentos.

Independente da empresa para a qual trabalhar, o foco do profissional está na avaliação de risco. Sendo assim, em uma seguradora, por exemplo, cabe analisar os riscos de cada contrato e propor prêmios justos para a empresa, permitindo assim a sua lucratividade.

Para exercer a função, é preciso antes ser aprovado no exame do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e receber um registro de atuação. O funcionamento é similar ao que acontece com a OAB para advogados ou o CREF para profissionais de Educação Física.

Quais caminhos as Ciências Atuariais permitem?

Se você está buscando uma faculdade, provavelmente já começou a projetar as carreiras que pode obter no segmento financeiro por meio de um curso de Ciências Atuariais, certo? Pois engana-se quem pensa que o leque é restrito: existem diversos caminhos que podem ser trilhados após uma especialização.

Um exemplo disso, como já mencionamos, é o ramo de estimativa e análise, onde o analista deve calcular valores justos de parcelas e prêmios. Nesta mesma linha, o profissional pode seguir carreira no mercado financeiro, gerando análise de risco para cada tipo de investimento.

Outra carreira comum para um formado em Ciências Atuariais é a área de auditoria, onde ele irá fiscalizar atividades de seguradoras. Há ainda oportunidades diversas como gestão patrimonial e planejamento de reservas.

Vale a pena fazer um curso de Ciências Atuariais?

Como todo curso de formação profissional, as Ciências Atuariais apresentam vantagens e desvantagens. No entanto, uma coisa é certa: você precisa gostar de matemática e cálculos para seguir carreira na área. Trata-se, afinal, de um trabalho onde análises de risco são constantes.

Um ponto positivo que merece destaque é o crescimento da demanda por esse tipo de profissional, especialmente no mercado financeiro. Vale lembrar que cada vez mais os investimentos de risco ganham força no país na medida em que a taxa básica de juros brasileira atingiu níveis muito baixos. E esse cenário, claro, exige maior capacidade de mensurar riscos.

Por outro lado, há uma grande concorrência no mercado profissional. Muitos cargos serão disputados também por administradores, contadores e economistas. E, dependendo da empresa, perfis mais genéricos podem ter alguma vantagem em função da flexibilidade de funções.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Custo de captação

O que é Custo de Captação Custo de Captação é o custo que uma empresa, uma instituição financeira ou até mesmo uma pessoa tem para captar recursos que…