O que é Ciclo Financeiro?

O ciclo financeiro corresponde a um período inevitável de qualquer empresa, isto é, todo gestor que atua diretamente com clientes e fornecedores está sujeito a enfrentá-lo.

Alguns administradores – apenas por falta de conhecimento – supõem que seja um período preocupante. Se não compreendido, sim, pode até ser! Mas, nós estamos aqui para desmistificar esse "bicho-de-sete-cabeças".

O ciclo financeiro representa, mais especificamente, o período de tempo entre a saída e o retorno do capital da empresa. A saída do dinheiro acontece com o pagamento de fornecedores, enquanto o retorno acontece através do recebimento dos clientes.

Perceba que é um ciclo diretamente ligado ao fluxo de caixa, diretamente ligado à saída e posteriormente, ao retorno do capital.

A falta de compreensão sobre esse período faz com que os gestores sintam o balanço da empresa sempre negativo, como se houvesse venda, mas nunca houvesse retorno, sabe?

Isso acontece porque, pela lógica, o dinheiro sempre sai para depois retornar, e nunca ao contrário.

Portanto, o ciclo financeiro também representa um período de déficit bancário, onde a empresa deve estar muito bem administrada para não sofrer qualquer tipo de impacto negativo.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como o Ciclo Financeiro funciona?

Para que você possa compreender melhor, vamos ilustrar um exemplo bem prático, certo?

Imagine uma rede revendedora de móveis. Nela, estão concentrados os produtos de diversos fabricantes – logo, diversos fornecedores.

Devido ao alto custo, espera-se que a compra de um guarda-roupa ou até mesmo de armários planejados aconteça de maneira parcelada, correto?

Portanto, quando um cliente solicita um ou mais produtos da rede, a empresa, por sua vez, acionará os devidos fabricantes e pagará tais fornecedores pelas peças que o cliente deseja.

Aqui começa o ciclo financeiro: quando o capital da rede revendedora é aplicado no fornecedor! Isso significa que a primeira movimentação no fluxo de caixa foi realizada com a saída do dinheiro.

Enquanto isso, a rede já havia negociado um prazo de pagamento com o cliente. 20, 40, 60 dias... Vai de acordo com a política de cada companhia. Entretanto, são exatamente esses dias que determinam o período do ciclo financeiro.

Quando esse prazo se encerra e o cliente arca com a dívida é onde o clico se encerra, pois o capital que havia saído do caixa agora retorna – com juros ou não, a depender novamente da política comercial.

Vale esclarecer que o ciclo financeiro representa apenas uma pequena parcela de todo o ciclo operacional de vendas. Existe, ainda, o ciclo de estocagem.

O ciclo de estocagem representa o período de tempo em que o produto fica em posse da empresa. Podemos imaginar que, quanto menor esse período, melhor será o giro do ciclo financeiro e até mesmo operacional, como um todo.

Já diziam os grandes sábios do mercado econômico: produto parado significa dinheiro estacionado!

Como é possível otimizar o Ciclo Financeiro?

Agora que você conseguiu visualizar na prática, chegou a hora de entender como é possível melhorar o ciclo financeiro e fazer com que ele trabalhe a seu favor.

A regra é simples: encurtar os dias de déficit bancário ao máximo possível. Ou seja, quanto menos tempo a empresa ficar com o caixa “vazio” ou “desfalcado”, melhor!

Voltemos à rede revendedora de móveis. O ideal é que tal companhia consiga aumentar o prazo de pagamento ao seu fornecedor e encurtar o prazo de recebimento do cliente.

Se a rede paga o fornecedor todo dia 05 do mês, e recebe de seus clientes todo dia 25, existe aí um ciclo financeiro de 20 dias. Ou seja, o caixa precisa estar muito bem administrado para que a empresa não passe apuros durante esse período.

Agora, se a empresa consegue negociar o pagamento com o fornecedor para todo dia 10, e antecipa o recebimento dos clientes para todo dia 20, o ciclo financeiro é reduzido para apenas 10 dias.

Já é uma baita diferença, certo?

Assim, podemos perceber que o ciclo financeiro é inevitável a qualquer companhia, mas, se bem administrado, não trará prejuízos ao negócio.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Dólar Turismo

O que é o dólar turismo? O dólar turismo é o tipo de cotação utilizado para as transações internacionais realizadas por turistas, desde a emissão de…

Veja outros termos