Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cheque Especial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/01/2020 às 17:51 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o cheque especial? Como funciona?

Cheque especial é uma modalidade de crédito fornecido pelas instituições financeiras, muito populares pelo seu caráter pré-aprovado. Isto é, assim que surge a "necessidade", o sujeito cliente do banco já pode utilizar esse valor, sem maiores burocracias.

Parece um mar de rosas, não é? Dinheiro tão facilmente disponível... Ai, ai... Quase um sonho, não fossem as taxas de juros exorbitantes que te derrubam das nuvens dessa idealização de que o banco ia colocar dinheiro na sua mão de forma tão simples sem tornar o processo lucrativo para ele.

Já não bastasse o spread bancário brasileiro ser tão alto em todos os produtos das instituições financeiras, o cheque especial consegue se destacar mesmo em meio a tantos outros.

Para quem não sabe, spread bancário é a diferença entre o quanto o banco cobra na realização de seus empréstimos e o custo que ele tem para captar esse dinheiro no mercado financeiro (através de investimentos).

Considerando a taxa exorbitante veiculada ao cheque especial, é justificável considerá-lo um dos produtos bancários mais lucrativo para a organização.

Para os clientes, por sua vez, ele só é doce no momento de gastar. Quando a conta chega e se percebe a bola de neve na qual se está prestes a entrar (se já não entrou), a situação tende a ficar desesperadora.

Por isso, dedicamos o tópico a seguir a te ajudar a sair do cheque especial com muito mais facilidade. Afinal de contas, você logo quer receber o pagamento de juros, ao invés de pagá-los, certo?

Para tanto, não basta apenas reconhecer como ele é nocivo dentro do planejamento financeiro, como também determinar estratégias para quitá-lo, uma vez assumida a dívida.

Como sair do cheque especial?

A maioria das pessoas não precisa de tutorial para entrar no cheque especial. Se duvidar, elas mesmas é quem ensinam, mostrando uma maestria estupenda para isso.

O problema mesmo é para sair: algumas se acostumam tanto com ele, que já se torna uma parte fixa do orçamento familiar, assim como o pagamento dos seus juros.

Tudo isso obviamente representa uma perda enorme de dinheiro, sem falar naqueles que se enrolam ainda mais e acabam com uma dívida gigantesca. Afinal de contas, a taxa anual de juros aplicada aqui bate facilmente a casa das centenas e transforma de forma rápida um monstrinho da sua vida financeira em monstrão.

Assim, se após ler este artigo você finalmente percebeu o tamanho da roubada que o cheque especial representa, temos algumas dicas para você sair dele de uma vez por todas. temos algumas dicas para você:

  • Entenda os seus ganhos: Diferentemente do que alguns pensam, o cheque especial não faz parte do salário. Ganhando mil reais por mês e tendo mais aqueles quinhentos reais disponíveis, o seu teto de gastos agora é... Isso mesmo, os mesmos MIL REAIS!;
  • Na dúvida, renegocie: de acordo com a Febraban (a Federação Brasileira de Bancos), toda instituição tem a obrigação legal de oferecer opções com juros mais baixos ao cliente que usou mais de 15% do limite disponibilizado como cheque especial nos últimos 30 dias. Considerando que, em 2019, as taxas do cheque especial superaram os 300%, já é um baita alívio;
  • Diga "não": Não raro os bancos aumentam o limite do cheque especial sem solicitação prévia do cliente. Se esse for o seu caso, antes de se enrolar todo com a ideia de "Eba! Agora eu tenho mais dinheiro", mentalize a dica 1 e solicite o quanto antes a redução do valor. E preste atenção: zerar de vez pode ser até mesmo a melhor opção.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados