Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cheque Cruzado: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/02/2022 às 13:33 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Cheque Cruzado?

O cheque cruzado é uma forma de preenchimento do cheque na qual a pessoa que o receberá não poderá retirar o dinheiro na boca do caixa.

Se receber um cheque com dois traços no canto superior esquerdo dele, então você estará recebendo um cheque cruzado.

Esses riscos vão lhe impedir de sacar o dinheiro na boca do caixa, portanto a única forma de conseguir receber o valor do cheque é por meio do depósito direto em sua conta.

Esse depósito pode ser feito na boca do caixa ou através do caixa eletrônico.

Para aquele que for pago com o cheque cruzado, tal procedimento pode acabar provocando uma maior lentidão no recebimento dos valores. Afinal, ele precisará ser depositado em conta e esse procedimento às vezes pode demorar de dois a três dias.

No entanto, para quem emite o cheque cruzado o procedimento é o mais seguro. Essa lentidão na liberação dos valores, permite que o emissor do cheque tenha tempo para conseguir sustar ele.

O procedimento de sustar o cheque serve para “cancelar” ele, desfazendo a negociação caso algo dê errado.

Cheque Cruzado e Nominal

Além de cruzar o cheque, a pessoa pode ainda o fazer no formato nominal. Dessa forma a segurança na transação passa a ser ainda maior.

No cheque nominal, o banco vai repassar o dinheiro apenas para a pessoa que estiver descrita nele.

Sendo assim, terceiros já teriam certa dificuldade de conseguir compensar esse tipo de cheque. É claro que, se o cheque for endossado, então não haveria problemas.

Para tornar esse procedimento ainda mais seguro e evitar o endosso, o emissor do cheque pode colocar no cheque um termo dizendo: “cheque não-à ordem”, “cheque não-transferível” ou simplesmente “proibido o endosso”.

Quando um termo desses é inserido no cheque, ele não pode ser mais endossado. Desse modo, o seu cheque se torna ainda mais seguro.

Depois disso, ainda é possível colocar as linhas no canto esquerdo do cheque, cruzando o mesmo. Assim, a pessoa que receber esse cheque não poderá fazer o resgate dele na boca do caixa.

Em resumo, ao fazer um cheque nominal e cruzado e seguir com todos esses passos, apenas quem o receber estará vinculado a ele e poderá resgatar esse dinheiro em sua conta.

Vantagens do Cheque Cruzado

O simples fato de impedir que a pessoa que receber o cheque cruzado possa realizar o saque do dinheiro na boca do caixa, dando agilidade ao processo, pode fornecer tempo mais do que suficiente para a pessoa emissora do cheque solicite seu cancelamento, caso haja a necessidade.

Além disso, é possível combinar o cheque cruzado com outras práticas para o deixar ainda mais seguro.

O cheque é um documento que pode ser adulterado com certa facilidade. Ainda mais se quem o está emitindo, não realizar o preenchimento de forma correta, evitando que números e palavras possam ser inseridos.

Muitas pessoas e empresas tem o costume de repassar os cheques, ainda mais quando o recebimento deles está pré-datado, ou seja, quando existe uma data para realizar a compensação (data mais longa como 30 ou 60 dias, por exemplo).

Desse modo, quando emitimos o cheque não há certeza de que a pessoa que o está recebendo será a mesma que irá compensá-lo.

Portanto, para evitar eventuais problemas, pode ser bom evitar que ele seja compensado por terceiros. Para garantir, faça o mesmo nominal e inclua algum termo como “cheque não-transferível”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados