Open Nav Logo Mais Retorno

CFO

O que é CFO?

Dentro de uma empresa, existem algumas funções de grande importância. Eles são chamados de cargos estratégicos e, entre eles, está o CFO — Chief Financial Officer.

Em português, o termo é traduzido para Diretor Executivo Financeiro. Esse profissional é responsável pelo gerenciamento dos recursos e também pelo planejamento financeiro de uma empresa.

Dentro de uma área de finanças de uma organização, esse é o cargo máximo, sendo o CFO responsável pela tomada de decisão e também por todas as responsabilidades pela saúde financeira do negócio.


O que faz um CFO?

 

Como você já viu, o CFO é responsável por tudo que envolve a área financeira de uma empresa. Portanto, a ele cabem diversas atribuições como o gerenciamento de capital, o controle do fluxo de caixa ou mesmo questões contábeis.

Como não poderia deixar de ser, o objetivo máximo da função é maximizar o valor da organização. Isso pode ser feito com entregas de resultados positivos, gerando lucros aos sócios. Além disso, os investimentos realizados também são definidos e controlados pelo CFO.

A seguir, listamos algumas das tarefas básicas do departamento financeiro que ficam sob gerenciamento do Diretor Financeiro. Vale lembrar que ele não necessariamente executa, mas é o grande responsável por acompanhar e realizar correções, se necessárias. São elas:

  • Controle do fluxo de caixa
  • Planejamento financeiro e orçamento
  • Administração do capital de giro
  • Definições sobre investimentos
  • Controle e corte de custos ou despesas
  • Análise de risco
  • Análise do cenário econômico mundial

O que fazer para ser um CFO?

Existem algumas profissões em que são mais comuns o objetivo de se tornar um CFO. Podemos citar, por exemplo, as carreiras de Administração, Economia, Engenharia e Ciências Contábeis.

Obviamente que, por ser um cargo estratégico, não basta apenas uma graduação. Estamos falando, afinal, de uma função de alta gerência, ficando subordinada apenas ao presidente da empresa em questão.

Portanto, é vital que o profissional tenha ampla experiência na área financeira, construindo a sua carreira nesse departamento. Além disso, costuma-se exigir algum tipo de formação especializada. É o caso de um MBA ou um doutorado na área financeira. É bem provável que se exija ainda o inglês fluente.

Quanto ganha um CFO?

O salário de qualquer profissional depende muito da empresa em que o funcionário está alocado, assim como a sua responsabilidade. Por ser um cargo de alto nível e de maior exigência técnica, os valores pagos costumam ser elevados.

Segundo dados do Vagas, um site especializado em recrutamento e seleção, a média salarial para um CFO no Brasil é de aproximadamente R$25 mil.

Qual é a importância de um CFO para uma empresa?

Apesar de não ser o maior cargo superior de uma companhia (essa função é do CEO da empresa), o CFO é o profissional mais importante dentro da área financeira. Por mais que esteja subordinado ao presidente, caberá na maior parte das vezes a ele a tomada de decisão.

Por essa característica, é preciso que a pessoa responsável pela Direção Financeira do negócio seja extremamente capaz tanto em conhecimento teórico, como também na prática.

O CFO precisa ser capaz de fazer análises precisas e objetivas de acordo com os relatórios financeiros e tomar suas ações de maneira rápida. E isso pode envolver grandes montantes de capital, pois muitas vezes o CEO não estará disponível para definições cotidianas.

É claro que decisões mais estratégicas serão definidas em reuniões e com avaliações ponderadas entre os sócios da empresa. No entanto, muitas delas não exigem essa complexidade e caberá ao CFO tomar a decisão correta.

Isso vale também para o conhecimento do mercado financeiro. Vale lembrar que uma decisão entre um investimento ou a alocação do capital em um projeto específico pode determinar o sucesso ou o fracasso dos resultados futuros.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados