Quem é Cesar Paiva?

Conhecido como Warren Buffett brasileiro, Cesar Paiva é um dos investidores mais bem sucedidos do nosso país.

Cesar nasceu e foi criado em Londrina, no estado do Paraná. Na época, sua mãe atuava como agente de saúde e seu pai era fazendeiro, ou seja, Paiva nunca teve quaisquer influências por parte da família para atuar no mercado financeiro.

Claramente - e para nossa sorte - isso não o impediu de querer saber mais sobre a área! Finalizando o ensino médio, aos 17 anos de idade, Cesar fez seu primeiro investimento: comprou ações da holding Itaúsa. 

Inclusive, Paiva costuma afirmar em suas entrevistas que o investimento precoce foi o pontapé inicial de seu sucesso. A partir daquele momento, ele passou a estudar sobre os grandes investidores da época até se deparar com o grande ídolo, Warren Buffett.

Conquistou seu primeiro emprego ainda na adolescência, logo após ingressar no ensino superior. César trabalhou durante dois anos em uma agência do banco Bradesco, ao qual vendia planos de capitalização, previdência, entre outros.

Cesar Paiva é graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Possui, ainda, outras formações acadêmicas como MBAs em Finanças e Gestão Empresarial, ambas pela Fundação Getúlio Vargas.


Como Cesar Paiva ganhou notoriedade no mercado financeiro?

No ano de 2006, Cesar se mudou para o estado de São Paulo com o objetivo de estagiar na corretora Finabank. Entretanto, não se adaptou a cidade e acabou voltando para Londrina após 6 meses.

Ao retornar para seu estado natal, Paiva abriu um escritório para atuar como agente autônomo de investimento. Atuou dessa forma durante, aproximadamente, 3 anos, até descobrir o que realmente gostaria de fazer: fundar um clube de investimento ou qualquer entidade semelhante.

Como Investir nos Melhores Fundos

Em dezembro de 2008 surgia, então, a Real Investor Gestão de Recursos. Essa gestora de investimentos foi fundada por Cesar em conjunto com seus próprios pais.

O principal objetivo da Real Investor é prestar assessoria em relação ao universo dos investimentos. No ano de 2012, essa gestora também se tornou um fundo, que vem crescendo mais a cada ano.

Atualmente, Cesar Paiva é responsável por administrar mais de R$800 milhões em sua empresa!

Entre os anos de 2016 e 2017, a empresa de Paiva recebeu alguns prêmios importantes:

Além dessa empreitada de sucesso, outro aspecto interesse que deu notoriedade a Cesar no mercado financeiro, foi ter o seu trabalho sempre baseado e inspirado pelas ideologias de Warren Buffett.

Buffett é um investidor adepto ao conceito de Value Investing, ou seja, mantém boa parte da sua carteira com ações e títulos em estratégias de longo prazo. Quanto mais estudava seus métodos, mais Cesar Paiva se identificava com esse estilo de aplicação.

Durante o Congresso de Investimento de Valor, Cesar Paiva também deixa claro que sua inspiração vai além dos negócios:

Quando comecei, tive a sorte de deparar com os livros do Buffett. Ele foi a minha fonte de inspiração. Inclusive, Londrina lembra muito Omaha - cidade natal de Warren - pela quantidade de habitantes. Se ele conseguiu fazer sucesso nos Estados Unidos, por que eu não conseguiria abrir uma gestora independente mesmo fora do eixo Rio - São Paulo?

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Ganho Real

O que é o ganho real? Ganho real é o nome que se dá à rentabilidade obtida em determinado investimento, quando se desconta o impacto da…

Veja outros termos