Open Nav

CEO

O que é CEO?

Você provavelmente já ouviu falar de CEO em alguma notícia por aí. Essa é a sigla de abreviação para o cargo de Diretor Executivo de uma empresa. Ela é originada na nomenclatura oficial que, em inglês, é Chief Executive Officer.

Esse é o cargo de autoridade máxima que existe dentro de uma empresa. Pela sua complexidade, ele é mais comum em grandes corporações. Em pequenas empresas, o dono do negócio acaba acumulando essa função pela estrutura mais familiar.

São exemplos de CEO conhecidos mundialmente Steve Jobs (Apple), Jeff Bezos (Amazon), Larry Page (Google), Mark Zuckerberg (Facebook) e Elon Musk (SpaceX).

CEO é sinônimo de presidente?

Embora seja muito utilizado como sinônimo de presidente, o CEO tem outras atribuições dentro da rotina organizacional. Podemos citar como exemplo toda parte estratégica e o alinhamento com a visão e os valores da companhia.

É importante ter isso em mente, pois o Diretor Executivo não pode fazer o que bem entender na empresa. Ele tem responsabilidades, como veremos no próximo tópico.

Isso o diferencia da condição de dono do negócio, pois este sim tem plenos poderes para trabalhar da maneira que bem entender, sem precisar dar grandes satisfações sobre as ações que tomar.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Quais as funções de um CEO?

Como agora você já sabe, o CEO é um profissional contratado por uma empresa cujo objetivo é trabalhar no mais alto cargo da hierarquia empresarial. Ele, portanto, tem responsabilidades perante todas as partes envolvidas com a corporação, incluindo desde funcionários, passando por clientes e reportando resultados aos donos da empresa e investidores.

Ainda que esse não seja um cargo de execução (e sim estratégico), algumas atividades são delegadas ao CEO da empresa — e não podem ser terceirizadas. É o caso da definição de estratégia, definir e garantir o cumprimento de fatores como cultura e valores da empresa e tomadas de decisões finais sobre o uso dos recursos.

Ainda que essas sejam as principais atribuições, o CEO é o profissional responsável por tudo que acontece dentro de uma empresa. É claro que, para isso, ele contará com o suporte de outros cargos estratégicos como o Diretor Financeiro ou o Diretor Operacional, por exemplo. No entanto, eles estarão subordinados ao cargo máximo e essa importância não pode ser compartilhada.

Em outras palavras, portanto, o CEO é o principal cargo de uma companhia e cabe a ele produzir resultados que trarão o sucesso ou o fracasso do negócio por meio da sua autonomia para agir.

Qual a importância do trabalho de um CEO?

O CEO é sempre uma pessoa bem preparada para exercer um cargo de liderança. Na maior parte das vezes, experiências anteriores e projetos de destaques credenciam um profissional a assumir essa função.

Uma vez escolhido, o profissional precisa executar as suas atribuições que abordamos no tópico anterior. Como grande responsável por tudo que acontece na empresa, o CEO deve focar nas decisões mais estratégicas.

É o caso, por exemplo, da definição de uma cultura para a empresa. Tudo que acontece dentro do negócio influencia a maneira com que colaboradores e clientes identificam a forma pela qual ela deseja ser enxergada.

Além disso, o cargo exige grande capacidade de liderança. Isso vale tanto para que essas mensagens sejam claras ao time liderado, como também na manutenção do engajamento e da sua motivação.

Para cumprir todos esses papeis, o CEO deve ter máxima preparação. E, nesse sentido, precisa garantir o conhecimento por meio de cursos de importância máxima. É o caso de um MBA, de algum doutorado na área financeira, ou do curso Black Belt, uma metodologia muito conhecida para cargos desse nível hierárquico.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados