Open Nav

CDI

O que é CDI

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um papel, um título financeiro das operações entre bancos, isto é, interbancárias. Ele é usado na cálculo da taxa DI que, por sua vez, é utilizada como referência para o cálculo da rentabilidade de diversos títulos.


Entendendo melhor o CDI

 

Em muitos casos, um banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro, para resolver algum problema pontual de liquidez. Naturalmente, nesse empréstimo entre bancos é praticada uma taxa de juros.

Quando esse empréstimo tem maturidade de um dia, isto é, um prazo de 24 horas para devolução, ele é realizado por meio da emissão de um Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI. O CDI é registrado na CETIP, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (atualmente parte da B3).

Então, todos os dias a CETIP apura qual é a média entre as taxas de juros praticadas nesses empréstimos, por meio dos CDIs registrados. O resultado é o que chamamos de taxa DI.

Essa taxa é utilizada como referência quando fazemos o cálculo da rentabilidade de outros papéis, outros títulos financeiros. Por exemplo, podemos dizer que certa aplicação rende 110% da taxa DI. Ou seja, se a taxa DI é de 10% ao ano, essa aplicação rende 11% ao ano.

Muitos se referem à taxa DI como CDI, ou taxa CDI, o que pode causar confusão em quem tem menos familiaridade com o assunto. É importante distinguir a taxa de juros do título em si.

Taxa DI Hoje, Histórica, Over

Como vimos, a taxa DI é calculada diariamente, a partir da média da taxa de juros praticada nos CDI com vencimento no dia. Tecnicamente, isso é o que chamamos de Taxa DI Over, isto é, a taxa calculada considerando as operações realizadas de um dia para o outro, overnight.

Só que o resultado da Taxa DI Over é um número muito baixo. Por isso, geralmente consideramos o valor da taxa DI ao ano. Cuidado para não se confundir, pois esse valor de base anual é chamado de Taxa DI Hoje.

Depois, temos a Taxa DI Histórica. Ela é calculada considerando o acumulado de um período qualquer. Existem calculadoras financeiras online que permitem calcular automaticamente o valor de uma Taxa DI Histórica, bastando selecionar as datas inicial e final.

Taxa DI e Taxa Selic

A taxa DI costuma acompanhar a taxa Selic. Ou seja, se a Selic aumenta, a taxa DI também apresenta uma tendência a aumentar. Porém, de forma geral, a taxa DI está sempre um pouco abaixo da Selic.

Também é interessante observar que as duas taxas guardam algumas semelhanças. Por exemplo, as duas são calculadas a partir de operações de empréstimo interbancários de curtíssimo prazo, e as duas são utilizadas como referência para o rendimento de títulos financeiros.

CDI como referência para investidores

O CDI, ou melhor, a taxa DI há muito tempo vem sendo uma importante referência para os investidores, na hora de decidir onde aplicar o dinheiro.

No entanto, desde 2019, quando a taxa Selic começou a passar por reduções significativas, tornou-se necessário tomar cuidado para não apoiar decisões de investimento apenas usando a taxa DI como referencial. Em outras palavras, o fato de um ativo financeiro "superar o CDI" não é mais suficiente para quem busca um bom rendimento.

Quem não prestar atenção a essa mudança pode, inclusive, perder dinheiro. O motivo é que algumas promessas de rendimento atreladas ao CDI podem ficar abaixo da inflação. Dessa forma, quando o investidor resgata seu dinheiro, aquele valor compra menos do que na época em que ele aplicou.

Nesse cenário, especialmente para os investidores que adotam uma estratégia de longo prazo, vale a pena deixar o CDI de lado como referencial. A recomendação dos especialistas é buscar ativos indexados ao IPCA, para assegurar a preservação do poder de compra do dinheiro.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados