Open Nav

Carta de Crédito

O que é carta de crédito?

Quando você precisa adquirir algum bem ou serviço e não possui a quantidade de dinheiro suficiente no momento, pode recorrer a alternativas como um empréstimo ou um financiamento, por exemplo. Outra opção é o consórcio, que é um financiamento feito em grupo e que oferece cartas de crédito em sorteios mensais ou ao término do pagamento das parcelas.

A carta de crédito é um título que dá o direito de compra para a pessoa. No caso, pode ser a compra de um imóvel, veículo, eletrodomésticos ou serviços, entre outras opções, mas dentro da finalidade do consórcio adquirido.


Para que serve a carta de crédito?

Digamos que você queira comprar um carro. Você decide poupar uma quantia por mês até ter o valor total para adquiri-lo. Talvez leve alguns anos até de fato poder comprar e usar seu automóvel.

Ao entrar em um consórcio, no entanto, você vai poupando mês a mês também, juntamente com outros participantes. Por ser em grupo, essa opção faz com que as taxas sejam costumeiramente menores e as prestações mais baixas do que em um financiamento comum.

A principal característica do consórcio, em comparação com as demais opções, é que você só pode tomar posse do seu bem depois de terminar de pagar as parcelas. Porém, existem algumas formas de usufruir do uso desse dinheiro antes.

De acordo com as regras de cada consórcio, é feito um sorteio a cada - por vezes, até mais. Os contemplados recebem, então, a carta de crédito, que antecipa o direito de usar o dinheiro poupado para a finalidade do consórcio: compra de imóvel, veículo, itens diversos ou mesmo serviços.

Como funciona a carta de crédito?

Utilizando o mesmo exemplo da compra de um automóvel, ao invés de esperar longos anos poupando para adquirir um, você entra em um consórcio específico para veículos. Caso seja um dos sorteados, você recebe a carta de crédito.

Este título corresponde ao valor integral do seu consórcio, que te dá o direito de adquirir o automóvel na compra à vista e continuar pagando as prestações normalmente.

A carta de crédito possui um prazo para ser utilizada, que pode variar entre 90 dias e seis meses. Para ter acesso ao montante, o beneficiário precisa apresentar uma série de documentos, de acordo com o objetivo do consórcio.

Lances

A carta de crédito também pode ser antecipada através dos lances:

  • lance livre: quando você escolhe uma quantia para dar a mais no mês. Se for o maior lance, receberá a carta;
  • lance fixo: o contrato determina uma quantia ou faixa de valor pré-determinada. Se mais de uma pessoa der o mesmo valor, é feito sorteio.

Algumas administradoras oferecem uma opção dentro do lance fixo, que é o chamado lance embutido. Nele, o participante usa parte da própria carta de crédito para dar o lance. Se der o lance maior, esse valor será abatido da carta de crédito dele, que ficará com um total menor. Há regras específicas para esse tipo de lance.

Também é possível adquirir a carta de crédito de outra pessoa, que tenha sido contemplada em algum sorteio. Há muitos golpes nesta área e o ideal é entrar em contato com a administradora e o banco para se certificar de que essa carta de crédito realmente existe.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados