Open Nav

Capitalização

O que é Capitalização?

Capitalização é uma forma de poupar dinheiro. Ela se concretiza por meio da compra do chamado "título de capitalização". Um erro comum é acreditar que a capitalização é uma forma de investimento, quando ela não pode ser considerada desta maneira, já que não traz rendimentos ao comprador de título.


Entendendo a Capitalização

Quando uma pessoa opta pela capitalização do seu dinheiro, isto é, compra títulos de capitalização, ela paga um montante, que será recebido de volta, parcial ou totalmente, após um certo período.

Ao resgatar o valor pago, ele passa por uma correção monetária com base na Taxa Referencial. No entanto, não é aplicada nenhuma taxa de juros  sobre esse valor. Em outras palavras, não há nenhum rendimento sobre o dinheiro gasto com o título de capitalização.

Além do resgate do valor corrigido, a capitalização também garante a participação em sorteios de prêmios, na forma de bens (casas, veículos e outros) ou em dinheiro. 

Alguns dos exemplos mais conhecidos de capitalização no Brasil são o SuperXcap, da Caixa Econômica Federal, e a Tele Sena. 

As instituições por trás da capitalização, que são emissoras dos títulos de capitalização, têm um motivo muito bom para trabalhar com esse produto. Por meio da venda dos títulos emitidos, elas captam recursos; então, esses recursos são investidos e rendem juros.

Depois de algum tempo, o comprador vem resgatar seu dinheiro. Nesse momento, as instituições devolvem apenas o mesmo valor que ele pagou inicialmente (ou até menos, uma fração do que ele pagou) e embolsam todo o rendimento.

Perceba que a capitalização tem esse nome porque, realmente, é uma forma de capitalizar, de levantar capital. Porém, é uma forma de capitalização para o emissor, não para o comprador.

Desvantagens da Capitalização

A primeira desvantagem da capitalização é que ela sempre causa perda de dinheiro, devido ao custo de oportunidade. O custo de oportunidade é o valor que você abre mão de ganhar ao fazer uma escolha.

Ao escolher comprar um título de capitalização, o seu custo de oportunidade são os juros que você poderia estar recebendo, se optasse por uma alternativa real de investimento.

Na prática, até a poupança, que tem uma baixíssima taxa de juros, inferior a 0,5% ao mês, ainda é uma opção melhor do que a capitalização, que não tem juros nenhum. 

A segunda desvantagem é que, como já foi apontado, em muitos casos a capitalização nem sequer assegura a devolução total do valor pago. Você recebe de volta apenas uma parte do que gastou.

Isso significa que, além de não ganhar nada, o comprador do título de capitalização ainda sai perdendo.

A lista de desvantagens continua. Muitas pessoas acabam apostando na capitalização por causa dos prêmios, mas essa é outra desvantagem.

Em um sorteio, você depende totalmente da sorte para ganhar alguma coisa. É muito diferente de um investimento, em que você pode usar estratégias reais para alocar seu capital e obter o maior retorno possível.

Para completar, o dinheiro de quem opta pela capitalização fica travado, não pode ser usado para outras coisas. Muitos títulos não permitem o resgate antes do prazo e, entre os que permitem, é comum perder uma parte do valor. 

Capitalização x Loteria

Está claro que, para quem busca uma forma de obter uma renda extra, ampliar seu patrimônio, garantir a aposentadoria ou mesmo apenas poupar seu dinheiro, a capitalização com certeza não é a alternativa adequada. Existem outras possibilidades no mundo financeiro que trazem resultados muito superiores.

Então, resta descobrir se o título de capitalização pode valer a pena em razão dos sorteios. A chance de ganhar um prêmio é a mesma de ganhar na loteria. Porém, vale a pena lembrar que os jogos de loteria costumam ter um preço inferior. Portanto, comprar um bilhete da Mega Sena, por exemplo, ainda é uma opção melhor quando comparado a comprar um título de capitalização.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados