Open Nav Logo Mais Retorno

CAPEX

O que é CAPEX?

CAPEX é a abreviação popularmente usada dentro da área de finanças para resumir o termo inglês Capital Expenditure. Em português, pode ser traduzido para despesas de capitais.

Na prática, ele significa a quantidade de capital destinado para investimentos em bens de capital de uma empresa. Em outras palavras, estamos falando dos recursos de uma organização destinados às compras de equipamentos, veículos, instalações e também alguns bens intangíveis como marcas e patentes.


Como funciona o CAPEX?

 

Normalmente, as empresas precisam investir em bens, máquinas e equipamentos ao longo da sua vida. Isso pode acontecer por questões de reposição desse tipo de material para manter a produção ou, o que é ainda mais interessante, investir na expansão do negócio.

Para crescer seus lucros, é necessário empregar capital em bens que permitam o aumento produtivo. É aqui que entra o CAPEX: a quantidade de dinheiro necessária para esse tipo de ação.

Para que fique claro, listamos alguns dos investimentos que podem ser englobados nessa categoria:

  • Compra de um novo terreno;
  • Construção de uma nova fábrica ou imóvel;
  • Aquisição de novos equipamentos;
  • Instalação de nova infraestrutura;
  • Compra de equipamentos de informática;
  • Aquisição de veículos.

Além de todos os aspectos físicos mencionados até aqui, investimentos podem ser intangíveis também. É o caso, por exemplo, do registro de marcas e patentes.

Como calcular o CAPEX?

O cálculo do CAPEX é relativamente simples e está ligado diretamente aos ativos da empresa. Vale lembrar que, nesse cálculo, não se consideram os gastos com manutenção, mas sim da aquisição dos bens.

Desta forma, o objetivo será entender a variação de ativos e passivos entre dois períodos. Geralmente, uma forma simples de se encontrar o CAPEX, é por meio do Balanço Patrimonial.

A fórmula pode ser resumida da seguinte forma:

CAPEX = Variação dos Ativo Imobilizado (atual - anterior) + Depreciação

Onde o CAPEX é sinalizado nas demonstrações financeiras?

Existem diversos tipos de demonstrativos financeiros. Para localizar o CAPEX, é necessário usar o fluxo de caixa, mais especificamente dentro da parte de investimentos.

De forma geral, você encontrará a linha de descrição como "despesas de capital", "aquisições de imobilizado", "despesas de aquisição" ou "adições ao imobilizado".

Podem existir variações, mas não foge muito dessas opções visto que se trata de um investimento em bens.

Despesas operacionais entram no CAPEX?

Não. É óbvio que todo imobilizado adquirido (como máquinas, equipamentos ou veículos, por exemplo) irão demandar manutenção. E, claro, isso trará um custo adicional para a empresa.

No entanto, o CAPEX consiste apenas no montante de dinheiro usado em novos investimentos. A manutenção deles é feita pela linha de despesas operacionais, classificada como OPEX.

A razão para a diferenciação é, além da classificação, o seu objetivo. Gastos operacionais são de curto prazo visando garantir o funcionamento da empresa. Já os investimentos feitos pelo CAPEX são orientados para o longo prazo.

Justamente por isso, os demonstrativos financeiros precisam considerar a desvalorização dos ativos. Desta forma, pode-se usar da amortização e da depreciação para bens intangíveis e tangíveis, respectivamente.

É bom ter um CAPEX alto ou baixo?

Dependendo do segmento de atuação da empresa em questão, o volume de CAPEX poderá variar significativamente. Neste contexto, é essencial avaliar a própria organização.

Como você viu até aqui, CAPEX é investimento. Ou seja, uma empresa precisa ter o valor disponível em caixa para realizá-lo. Se existe a necessidade de um montante de dinheiro superior ao valor em caixa, é preciso tomar dinheiro de terceiros — algo que pode afetar o endividamento.

Portanto, ao fazer uma análise sobre a despesa de capitais, é recomendável que se use também de outros indicadores financeiros. Não existe um valor certo para investimento, mas sim o gerenciamento sobre o risco do negócio.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados