Última modificação em 10 de novembro de 2020

O que é capacity planning?

Capacity planning ou planejamento de capacidade em português, pode ser entendido como a análise da capacidade operacional de uma empresa, o que inclui o tempo gasto para a realização de tarefas ligadas a produção e para o desenvolvimento de projetos. 

O método avalia o cronograma de trabalho de uma empresa e se a sua capacidade de produção pode atender, com sucesso, a todos os projetos em andamento. 

É muito usado do desenvolvimento de softwares uma vez que nesse setor os responsáveis pelo projeto precisam conhecer a capacidade de produção da equipe de trabalho para determinar quantos projetos podem ser concluídos em um determinado período. 

No entanto, o capacity planning pode ser aplicado em qualquer indústria e o seu poder de análise permite implementar ações de melhorias por meio de um planejamento detalhado.

Como o capaciy planning é usado?

Além de medir a capacidade produtiva de uma empresa, o capacity planning é fundamental para garantir que os projetos sejam concluídos no prazo, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento de pessoal, equipamentos e matéria-prima.

Por exemplo, uma empresa de marketing que conta com 20 funcionários no desenvolvimento de produtos e precisa finalizar 10 projetos, pode alocar 2 colaboradores em cada equipe ou dividi-los conforme a complexidade ou o tempo de entrega — nesse caso o gerente pode indicar 4 pessoas para um projeto e 2 para outro.

Para adequar as necessidades a demanda é preciso definir um cronograma de trabalho e usar ferramentas que garantam que o projeto será executado no prazo. Além de melhorar os processos internos, essa análise impacta todos os setores da empresa, principalmente a entrega do produto final ao cliente. 

Qual a importância dessa ferramenta?

O crescimento de toda organização precisa ser escalável. Para que isso ocorra, é fundamental contar com processos bem estruturados que garantam que o volume de trabalho se adéque a capacidade produtiva.

O capacity planning é fundamental para que esse processo seja implementado com sucesso pelos gestores que assim podem contar com um cronograma capaz de prever a capacidade de trabalho de toda a equipe.

Discrepâncias entre as estimativas de capacidade e a produção real podem resultar em uma escassez de produtos ou pessoal, o que poderia causar longos atrasos na entrega do produto ao cliente. A ferramenta, portanto, permite que uma empresa realize projetos com maior segurança e possa montar um plano de expansão baseado na capacidade de produção e no que deve ser feito para aumentá-la.

Como essa ferramenta aumenta a produtividade?

O capacity planning garante o aumento da capacidade produtiva ao garantir que o gestor aloque profissionais capacitados onde eles são mais necessários e foque na conclusão dos projetos em curso, garantindo o cumprimento do prazo de entrega.

Para que isso ocorra de forma natural é preciso que essa ferramenta de produtividade seja implementada em todos os setores da empresa e incorporada à sua cultura corporativa. 

Como o capacity planning reduz custos operacionais?

Ao otimizar o desenvolvimento de projetos a empresa reduz custos operacionais. A diminuição de despesas é resultado do aumento da capacidade de planejamento, tanto a curto quanto a longo prazo.

Algumas empresas optam por usar pacotes de software para ajudá-las a gerenciar o processo de capacity planning. A ferramenta pode criar um plano de produção personalizado, que inclui  o gerenciamento de mão de obra, matéria-prima, sistemas e muitos outros recursos.

A gestão inteligentes dos recursos da empresa garante a melhoria dos processos e elimina erros, reduzindo custos e tornando as ações mais efetivas. O capacity planning, portanto, é fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a gestão mais inteligente dos seus projetos. 

Termo do dia

Cotação

O que é uma cotação? De forma geral, a cotação é tida como o simples ato de estabelecer um preço para determinado item. Uma vez estabelecido…