Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/03/2019 às 20:21 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é CADE

CADE é a sigla do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, sendo uma autarquia criada em 1962 no governo de João Goulart. A sua criação, foi feita com o objetivo de combater o crime contra a economia popular e realizar a fiscalização dos preços no período que houve congelamento, devido o aumento da inflação.

Após alguns anos, em 1994, houve a criação de uma lei que passou a vincular o CADE ao Ministério da Economia. Desta forma, o CADE teria também como objetivo controlar as empresas que estavam abusando do poder, seja em casos de monopólio ou oligopólio.

Além disso, em 2011, o CADE passou a fiscalizar todas as empresas que buscam comprar outras organizações para se expandirem, e assim, podendo afetar o mercado negativamente. A partir disso, o CADE obtém um controle maior do mercado e evita um efeito negativo na economia.

Entendendo o abuso de poder | Monopólio e Oligopólio

Abuso do poder é quando uma determinada empresa começa a comprar outras organizações que atuam no mesmo nicho que ela. A partir disso, ela passa a ter posse de uma fatia maior do mercado.

Quando isso acontece, ela consegue forçar outras organizações a diminuir os seus preços. Assim, faz com que outras empresas acabam fechando e ela passe a dominar ainda mais o mercado.

Este tipo de situação chamamos de monopólio, que é quando o mercado está concentrado em apenas uma empresa.

Já em outra situação, pode acontecer também do mercado ser dominado por poucas empresas que fazem parte do mesmo nicho. Assim, elas conseguem combinar o preço do produto e fazer com que as outras organizações façam a mesma coisa. Esta situação denominamos como oligopólio.

Para que você possa entender ainda mais como isso funciona, veja um exemplo que separamos:

Suponha que exista um empresa X que atue no nicho Y. Entretanto, esta empresa não possui tanto espaço no mercado e, com isso, conforme for crescendo ela passa a comprar outras organizações.

Depois deste processo, esta empresa começa a ocupar 80% do mercado em relação a todas as outras empresas que também trabalham com o nicho Y. A partir disso, ela pode influenciar outras organizações a baixarem os seus preços, assim, fazendo com que elas tenham prejuízos e possam até fecharem as portas.

Como ele atua na economia brasileira

Atualmente, o CADE realiza algumas fiscalizações em empresas de grande porte e que possuem uma boa porcentagem no mercado.

Para realizar estes procedimentos, o CADE se divide em três órgãos que são responsáveis por um tipo específico de fiscalização. Veja a seguir cada um desses órgãos:.

  • Departamento de Estudos Econômicos - Este órgão é responsável pelas análises que irão demonstrar se há concentração de mercado em uma determinada empresa.
  • Tribunal Administrativo de Defesa Econômica - Responsável pelos julgamentos dos processos que são destacados pelo CADE.
  • Superintendência Geral - O último órgão, é responsável pela aplicação dos processos e o seu controle.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados