Open Nav

Business Plan

O que é um Business Plan?

Business Plan é o nome dado a um tipo de estudo específico realizado pelos empreendedores no momento de criação de um negócio, cujo objetivo é justamente definir se aquela ideia inicial é realmente viável (e deve-se investir recursos nela) ou não (largando de mão antes de ter um baita prejuízo).

Obviamente o termo Business Plan é bastante utilizado por ser a nomeação original em Inglês, mas não raro ele é chamado de "plano de negócios" aqui no nosso país.

Em geral, as informações coletadas para a composição de um Business Plan ou Plano de Negócios, como preferir chamar, são compiladas em um único documento, que conta com as seguintes seções: Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro, Análise dos Riscos e Estratégia. Mas não se preocupe se não entendê-las agora: já no próximo tópico vamos detalhar seção por seção.

Antes, queremos garantir que você entenda qual é a importância de um Business Plan. Para tanto, vamos realizar uma comparação com algo cotidiano: as férias. Dificilmente alguém viaja de férias sem ter planejado nada. São tantos processos: escolher o local, reservar dinheiro (por vezes comprando moeda estrangeira), comprar as passagens, fazer as malas, tirar o visto... Ai! Cansa só de imaginar.

Quando viajamos, é importante nos planejarmos com antecedência, inclusive para garantir que escolhemos o melhor destino de acordo com nossos recursos financeiros. No entanto, se planejar demais também não é bom. Imagine determinar minuto a minuto da viagem: cada imprevisto se torna uma fonte de estresse e ao invés de curtir a viagem, a pessoa retorna ainda mais estressada.

Um Business Plan é mais ou menos assim. Não devemos começar um negócio sem ele, pois não estaríamos preparados o suficiente, resultando em estratégias falhas, riscos desnecessários e prejuízos. Contudo, o documento não deve ser engessado demais: é normal que nem sempre tudo saia como planejado e o plano precisa ser adaptável. Afinal de contas, já dizia o ditado: "na prática, a teoria é outra".


Como é formado um Business Plan?

Como você já sabe, o Business Plan usualmente é composto por 6 seções básicas. Além delas, há ainda um sumário, que fornece informações básicas do negócio para uma visualização rápida: descrição dos diferenciais da empresa, produtos e serviços oferecidos, segmento de clientes, investimento total e enquadramento tributário, entre outros.

Análise de Mercado

Como o seu próprio nome indica, a Análise de Mercado tem como objetivo identificar questões de mercado que afetam o desempenho da companhia, como clientes, concorrentes e fornecedores.

Plano de Marketing

Já o Plano de Marketing determinam as estratégias de publicidade, propaganda e comunicação daquela empresa, definindo como ela irá divulgar e vender os seus produtos ou serviços aos clientes.

Plano Operacional

Como ocorrerão as operações de produção ou prestação de serviços? Quais os processos a serem desenvolvidos, o local de trabalho, o número de pessoas envolvidas e os requisitos a serem observados? Matéria-prima e modelos de fabricação também são alguns dos tópicos discriminados nesta seção.

Plano Financeiro

Números. Números. Números. É aqui onde os gastos, os investimentos e a receita prevista se encontram.

Análise dos Riscos e Estratégia

Todo novo empreendimento tem riscos. Ponto. Quanto mais cedo se aceita isso, mais cedo se pode criar estratégias para amenizá-los. Muitas vezes, as Forças de Porter são usadas como base na hora de realizar o levantamento dos riscos do negócio.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados