O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um conceito adotado por grandes companhias, onde toda e qualquer decisão de negócio é tomada a partir de análises de dados numéricos - sendo que a sua tradução literal é Inteligência de Negócios.

Algumas pessoas podem compreender "negócios“ por acordo comerciais ou situações correlatas. Entretanto, o conceito de Business Intelligence se expande para todos os núcleos de uma empresa. Ou seja, a análise de dados numéricos pode ter influência na tomada de ações a respeito do setor financeiro, operacional, setor de marketing, recursos humanos, comercial, entre outros.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como o Business Intelligence funciona?

Os principais pilares que sustentam o conceito de Business Intelligence são os dados e as decisões. Perceba que o primeiro é primordial para a conclusão do segundo.

No que diz respeito aos dados, estes precisam passar por três etapas antes de estarem prontos para prestar apoio nas tomadas de decisões. São elas:

Coleta e Organização

Aqui é onde tudo começa. 

Através de softwares especializados nesta função, o gestor de uma companhia deve coletar e organizar os dados referentes a todos os nichos da empresa. 

Normalmente, os dados são referentes a venda, custo, investimentos, gastos, retornos, previsões, entre outros.

É importante que todas essas informações tenham sido cadastradas no sistema de maneira correta, para que ao agrupá-las, o gestor consiga visualizar os dados sem dificuldade. Ou seja, de maneira clara, prática e eficiente!

Análise

Uma vez que os dados da empresa tenham sido coletados e organizados de maneira correta, o gestor deverá analisá-los.

Essa análise compreende a comparação dos dados obtidos e elaboração de relatórios, a fim de que as informações sobre os setores da empresa se tornem quase “palpáveis” de tão visíveis. 

Ou seja, essa análise proporciona fácil entendimento sobre as situações reais em que a empresa se encontra: se houve melhora em determinado setor, ou não, se houve algum tipo de crescimento, ou não, o que está dando certo e o que está dando errado, assim por diante. 

Compartilhamento

A última etapa a ser realizada sobre os dados da empresa, corresponde ao compartilhamento das análises obtidas.

Sim, compartilhar informações ajuda – e muito – no fortalecimento da empresa!

O gestor deverá reunir-se com cada equipe em particular, e compartilhar com os demais profissionais envolvidos no processo, o resultado das análises realizadas. 

Por exemplo: a partir das comparações anteriores, percebeu-se que a equipe de marketing tem gastado muito com campanhas de pouco retorno. É necessário que a equipe tenha ciência disso, a fim de modificarem ou aprimorarem suas estratégias.

Por que o Business Intelligence é importante?

Aqui, nós tratamos do segundo pilar que sustenta este conceito: as tomadas de decisões.

A aplicação do Business Intelligence é importante porque proporciona ao gestor tomar decisões baseadas em evidências.

Acredite se quiser, mas ainda existem empresários adeptos ao próprio feeling. Ou seja, tomam decisões baseadas em sentimentos os “achismos”, o que nem sempre propicia o resultado esperado.

Com o Business Intelligence, as decisões são tomadas baseadas em dados numéricos, com exatidão. Isso significa que as chances de prever e até mesmo manipular situações a favor da empresa, são muito maiores do que em outros casos. 

Após organizar, analisar e compartilhar os dados da empresa, o gestor terá a possibilidade de comparar situações passadas e presentes, para definir os objetivos futuros de maneira mais assertiva.

Ou seja, o Business Intelligence é importante no que diz respeito ao planejamento! Objetivos de curto, médio ou longo prazo, metas, posicionamentos no mercado, entre outras situações podem ser estruturadas utilizando este conceito. 

Além disso, o Business Intelligence também proporciona uma análise geral sobre o desempenho da empresa. Aqui, o gestor já será capaz de criar novas ideias, definir novas estratégias e assim por diante.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Economista Doméstico

O que é um economista doméstico? De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil,…

Veja outros termos