Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Broker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/05/2019 às 18:31 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é um broker?

Em um sentido amplo, é chamado de broker qualquer pessoa (física ou jurídica) que atue intermediando as relações entre um comprador e um vendedor. Essa é, portanto, uma função extremamente comercial: o surgimento da própria expressão remonta à versão primitiva da língua francesa e era usada para designar pequenos comerciantes.

O broker está presente em diversos ramos, desde o mercado financeiro (dando origem à outro termo ainda mais conhecido: o Home Broker) ao mercado imobiliário e de varejo.

Em todas elas, o broker se responsabiliza por colocar em contato com as duas partes da transação, prestando assessoria, mitigando riscos e favorecendo o diálogo. Embora tenha surgido da atividade humana profissional, hoje em dia é possível encontrar também brokers digitais (como o exemplo que demos em relação ao mercado financeiro).

Eles nada mais são do que uma versão digital, programada para satisfazer as necessidades específicas dos dois agentes comerciais envolvidos.

Quais são as funções de um broker?

Agora que já te demos um panorama geral das responsabilidades de um broker, é hora de nos aprofundarmos um pouco nas funções assumidas por esses profissionais em suas áreas específicas.

No comércio, por exemplo, o broker é responsável por cuidar da distribuição dos bens produzidos entre os agentes varejistas. Ou seja, ele garante que o produto saia da fábrica e possa chegar ao seu consumidor final, atuando como uma ponte entre eles e os pontos de venda.

Já no mercado imobiliário, a função é dominada por profissionais especializados em unir compradores e vendedores de imóveis. Mais do que um simples corretor, ele entrega um serviço personalizado a clientes de alto padrão, que possuem exigências muito específicas em seus processos de aquisição.

Na logística, por fim, o broker intermedia as companhias que exploram o transporte marinho (conhecidas como armadores) e as companhias ou pessoas que possuem uma carga que necessita de fretamento.

Esses, é claro, são apenas alguns exemplos que selecionamos para que você entenda que, embora todas as áreas exijam do broker conhecimentos e demandas próprias, em todas elas ele atua como uma espécie de “ponte”. E no mercado financeiro não é diferente!

Como é a atuação de um broker no mercado financeiro?

No mercado financeiro, o broker é aquele (sujeito ou instituição financeira) que se dedica a intermediar a compra e a venda de valores mobiliários.

Como ninguém trabalha de graça, o seu pagamento é feito mediante a cobrança de comissões sobre os ativos movimentados.

Antigamente, essa atividade era totalmente desenvolvidas por uma espécie de corretor mobiliário, que se dedicava a unir compradores e vendedores e lucrar com as suas operações.

Hoje em dia, no entanto, um tipo de broker distinto se popularizou. O home broker nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida sobretudo por corretoras de valores (instituições financeiras especializadas nessa intermediação), que processam e executam as ordens de compra e venda dos seus clientes.

Dessa forma, aqueles que desejam comprar são conectados no mercado àqueles que desejam vender e vice-versa, sendo intermediador pelo Home Broker. Assim como nas versões primitivas, o lucro é obtido pela corretora através da cobrança de taxas sobre os valores transacionados.

Como impactam diretamente no ganho dos operadores, essas taxas passaram a compor também as estratégias competitivas das corretoras, que as utilizam como forma atrair e captar novos clientes, por vezes abaixando-os ou até zerando-as para determinados produtos.

O Home Broker é, em geral, uma plataforma de fácil acesso e gratuita. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, existem opções atuais que permitem ao cliente acessá-las inclusive do seu aparelho celular, conectados a internet.

Dessa forma, ele mantém a sua função inicial (servir de “ponte” entre comprador e vendedor, lembra?), mas se aproveitando dos benefícios e facilidades dos novos tempos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados