Open Nav Logo Mais Retorno

Broker

O que é um broker?

Em um sentido amplo, é chamado de broker qualquer pessoa (física ou jurídica) que atue intermediando as relações entre um comprador e um vendedor. Essa é, portanto, uma função extremamente comercial: o surgimento da própria expressão remonta à versão primitiva da língua francesa e era usada para designar pequenos comerciantes.

O broker está presente em diversos ramos, desde o mercado financeiro (dando origem à outro termo ainda mais conhecido: o Home Broker) ao mercado imobiliário e de varejo.

Em todas elas, o broker se responsabiliza por colocar em contato com as duas partes da transação, prestando assessoria, mitigando riscos e favorecendo o diálogo. Embora tenha surgido da atividade humana profissional, hoje em dia é possível encontrar também brokers digitais (como o exemplo que demos em relação ao mercado financeiro).

Eles nada mais são do que uma versão digital, programada para satisfazer as necessidades específicas dos dois agentes comerciais envolvidos.


Quais são as funções de um broker?

Agora que já te demos um panorama geral das responsabilidades de um broker, é hora de nos aprofundarmos um pouco nas funções assumidas por esses profissionais em suas áreas específicas.

No comércio, por exemplo, o broker é responsável por cuidar da distribuição dos bens produzidos entre os agentes varejistas. Ou seja, ele garante que o produto saia da fábrica e possa chegar ao seu consumidor final, atuando como uma ponte entre eles e os pontos de venda.

Já no mercado imobiliário, a função é dominada por profissionais especializados em unir compradores e vendedores de imóveis. Mais do que um simples corretor, ele entrega um serviço personalizado a clientes de alto padrão, que possuem exigências muito específicas em seus processos de aquisição.

Na logística, por fim, o broker intermedia as companhias que exploram o transporte marinho (conhecidas como armadores) e as companhias ou pessoas que possuem uma carga que necessita de fretamento.

Esses, é claro, são apenas alguns exemplos que selecionamos para que você entenda que, embora todas as áreas exijam do broker conhecimentos e demandas próprias, em todas elas ele atua como uma espécie de “ponte”. E no mercado financeiro não é diferente!

Como é a atuação de um broker no mercado financeiro?

No mercado financeiro, o broker é aquele (sujeito ou instituição financeira) que se dedica a intermediar a compra e a venda de valores mobiliários.

Como ninguém trabalha de graça, o seu pagamento é feito mediante a cobrança de comissões sobre os ativos movimentados.

Antigamente, essa atividade era totalmente desenvolvidas por uma espécie de corretor mobiliário, que se dedicava a unir compradores e vendedores e lucrar com as suas operações.

Hoje em dia, no entanto, um tipo de broker distinto se popularizou. O home broker nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida sobretudo por corretoras de valores (instituições financeiras especializadas nessa intermediação), que processam e executam as ordens de compra e venda dos seus clientes.

Dessa forma, aqueles que desejam comprar são conectados no mercado àqueles que desejam vender e vice-versa, sendo intermediador pelo Home Broker. Assim como nas versões primitivas, o lucro é obtido pela corretora através da cobrança de taxas sobre os valores transacionados.

Como impactam diretamente no ganho dos operadores, essas taxas passaram a compor também as estratégias competitivas das corretoras, que as utilizam como forma atrair e captar novos clientes, por vezes abaixando-os ou até zerando-as para determinados produtos.

O Home Broker é, em geral, uma plataforma de fácil acesso e gratuita. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, existem opções atuais que permitem ao cliente acessá-las inclusive do seu aparelho celular, conectados a internet.

Dessa forma, ele mantém a sua função inicial (servir de “ponte” entre comprador e vendedor, lembra?), mas se aproveitando dos benefícios e facilidades dos novos tempos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão