O que é Breakeven?

Breakeven é um termo em Inglês cujo equivalente no Brasil é “ponto de equilíbrio”.

Também chamado Break-even point (BEP), designa o momento de equiparação financeira/contábil de uma organização, já que a receita e as despesas totais se tornam equivalentes e não há prejuízos nem lucro para a empresa.

Para ilustrar, imagine que você possui uma empresa cujos gastos mensais giram em torno de 15 mil reais. Ao mesmo tempo, o faturamento obtido com as vendas dos seus produtos e/ou a realização dos seus serviços é de mesma quantia. Assim sendo, você atingiu o break-even point!

Caso a sua empresa fosse recente, por exemplo, o ponto de equilíbrio seria atingido quando o faturamento da empresa fosse igual ao valor total investido para sua abertura. Desse modo, o breakeven é igualmente útil para a mensuração em investimentos.

Break Even Point, Gráfico.

Como o Breakeven funciona?

Existem analistas de negócios que o reconhecem como um ponto de virada, podendo indicar crescimento ou queda de um negócio.

Isso se dá, por exemplo, tempos depois do início de uma empresa que, para entrar no mercado, necessitou de um alto investimento. Com a consolidação e, consequentemente, expansão da companhia, o faturamento supera a aplicação e os investidores podem então começar a recolher seus lucros. Dessa forma, o breakeven é positivo.

O mesmo se dá quando a empresa está saindo de uma grande crise, após meses operando no vermelho (onde as despesas superavam as receitas). Aqui o breakeven também é comemorado!

Por outro lado, precisamos destacar que ele também pode prenunciar um cenário negativo.

O processo de falência das empresas também passa por períodos de breakeven (desencadeados por diferentes fatores, como fraudes, roubos, gastos excedentes, tomada de decisões erradas, falha na execução de projetos e mais), em que os custos aumentam e/ou o faturamento cai.

Assim, quando o breakeven é atingido, a empresa aciona um verdadeiro sinal vermelho imaginário, onde a derrocada está cada vez mais próxima.

Para garantir a sua sobrevivência, então, o breakeven passa a ser uma espécie de meta. Alcançá-lo é o mínimo para garantir a sustentabilidade financeira do negócio.

Qual é a principal função do Breakeven?

O Breakeven pode ser reconhecido como um indicador fundamental para a saúde financeira de uma empresa, servindo como uma medida para categorizar os resultados como positivos ou negativos.

Como pudemos ver, ele permite ainda uma visão ampla e até estratégica sobre o negócio, de modo a servir de base para a precificação dos produtos e serviços comercializados, além de introduzir mudanças no sistema interno da empresa e alcançar maior produtividade.

Para investidores, ele é especialmente importante para averiguar a sustentabilidade de um negócio, seja ele um investimento próprio ou o empreendimento de terceiros.

Para tanto, é necessária uma boa análise dos pontos que narramos no tópico anterior. O que breakeven point, no seu caso, é um sinal negativo ou positivo? O que ele diz sobre a situação presente e as previsões para o negócio?

Caso julgue necessário, você mesmo pode calculá-lo, utilizando como parâmetro o cálculo que ensinaremos a seguir.

Como o Breakeven é calculado?

Para chegar ao seu cálculo é preciso levantar toda a movimentação de entrada e saída (gastos fixos e variáveis) do caixa da empresa. Por isso, considere:

Com esses números em mãos, realiza-se o seguinte cálculo:

BEP = Custos fixos / (1 - (Custos variáveis / Vendas))

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Custo de captação

O que é Custo de Captação Custo de Captação é o custo que uma empresa, uma instituição financeira ou até mesmo uma pessoa tem para captar recursos que…