Open Nav

Bovespa Fix

O que é Bovespa Fix?

Bovespa Fix é um mercado criado pela antiga Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atualmente B3, para a negociação de títulos de dívida corporativa, também chamados de títulos privados.

Ao contrário da bolsa de valores, em que são negociadas principalmente as ações, no Bovespa Fix são negociados CRAs, CRIs, debêntures, entre outros títulos de dívida corporativa. O sistema funciona como um ambiente integrado para a negociação, liquidação e custódia dos ativos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Entendendo o Bovespa Fix

O mercado financeiro e de capitais envolve a negociação primária (entre emissor e investidor) e secundária (apenas entre investidores) de vários tipos de papeis. As ações têm um sistema específico no qual ocorre a negociação secundária, que é a bolsa de valores, bastante conhecida por todos. 

Porém, nem todos sabem que também existe um sistema para a negociação dos títulos de dívida corporativa, aqueles títulos que uma empresa emite e que o investidor compra com a promessa de, no vencimento, receber de volta o que pagou e mais uma certa taxa de juros. Esse sistema é o Bovespa Fix.

O Bovespa Fix foi lançado em 2001, como resultado de uma iniciativa conjunta da Bovespa e da CLBC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. No começo, a novidade demorou para deslanchar; inaugurado em 20 de abril daquele ano, até 25 de maio, apenas uma negociação havia sido realizada – a venda de uma debênture. 

Depois de algum tempo, o sistema finalmente começou a acumular um volume interessante de negociações. Após cinco anos, havia mais de R$ 50 bilhões em ativos negociáveis no Bovespa Fix. Assim, ele foi mantido depois que a Bovespa tornou-se BM&FBovespa e, mais tarde, B3. Continua funcionando até hoje.

Por meio do Bovespa Fix, os investidores podem comprar oito tipos diferentes de títulos: 

  • CRAs (certificados de recebíveis do agronegócio);
  • CRIs (certificados de recebíveis imobiliários);
  • Debêntures;
  • letras de crédito financeiras;
  • notas promissórias;
  • FIDc (fundos de investimento em direitos creditórios);
  • FIC-FIDIC (fundo de investimento em cotas de fundos de investimento em direitos creditórios);
  • ETFs (exchange traded funds) de renda fixa.

Qual é a relação entre o Bovespa Fix e o sistema do Tesouro Direto?

Existe uma relação interessante entre o Bovespa Fix e o sistema usado para comprar e vender títulos do Tesouro Direto. O Bovespa Fix é o sistema para negociação de títulos de dívida corporativa, títulos privados; enquanto isso, o sistema do Tesouro Direto é usado para negociação de títulos de dívida pública.

Ou seja, ambos têm a finalidade de viabilizar a negociação de títulos de dívida. Porém, enquanto um é voltado apenas para os papeis emitidos por empresas, o outro é voltado apenas para aqueles emitidos pelo governo.

Quais são as vantagens do Bovespa Fix?

A primeira grande vantagem de contar com esse sistema é que ele facilita muito o acesso dos investidores às ofertas de títulos de dívida corporativa. Dessa forma, ele contribui para que o investidor diversifique ainda mais suas opções, podendo ir além de ações e cotas de fundos mais comuns.

Além disso, assim como todos os produtos da B3, o Bovespa Fix também traz mais segurança para as operações, com a custódia dos ativos e liquidação das operações sendo realizadas pela CLBC.

Para completar, o sistema ainda traz mais transparência, com a disseminação de informações sobre os emissores e os papeis, a divulgação imediata das ofertas e o estabelecimento de regras claras para a negociação e formação do preço dos ativos.

De fato, o Bovespa Fix não é usado apenas por quem quer investir em títulos de dívida, mas também para quem precisa de informações sobre esses ativos, servindo como referência para a marcação a mercado dos títulos por gestores de investimentos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados