Open Nav

Bookrunner

O que é bookrunner?

Bookrunner é um termo muito comum no mercado financeiro para designar o responsável por um processo de emissão de ativos — os quais podem ser ações ou outros títulos.

Normalmente, esse responsável é um banco de investimentos e fará a liderança de processos de subscrição. Essa atuação acontece especialmente em dois cenários:

  • Oferta Pública Inicial (IPO): é o processo de abertura de capital por uma empresa. Cabe ao líder do processo entender a expectativa do mercado sobre a companhia para chegar a um valor justo no lançamento da oferta de ações.
  • Leveraged Buyout (LBO): outra emissão comum que exige a intermediação de um bookrunner é emissão de títulos de dívida, permitindo que uma empresa capte dinheiro no mercado por meio de títulos. Em Português, costuma ser chamado de compra alavancada.

Em uma tradução literal para o Português, bookrunner pode ser convertido para "corretor de livros". No entanto, esse nome não é dos melhores no nosso idioma, algo que acontece com alguma frequência em traduções livres. Neste texto, vamos adotar o termo original.


O que faz um bookrunner?

Como vimos, o bookrunner é responsável por centralizar os processos envolvidos na emissão de títulos e ações por parte das empresas. Para isso, há todo um trabalho de precificação dos ativos visando emiti-los em um preço adequado para negociação.

Cabe ao bookrunner, portanto, realizar análises profundas de mercado e da empresa em questão, entendendo o valor daquele ativo. É fundamental que o trabalho seja bem executado, algo que não é tão simples — especialmente no caso da primeira emissão de ações, quando não há histórico de negociação no mercado secundário da Bolsa de Valores.

Outro processo que pode exigir a participação de um banco de investimentos está em fusões e aquisições de grandes empresas. Sendo assim, novamente há necessidade de precificação adequada antes de formalizar um negócio.

É também função de um bookrunner garantir que todo processo seja executado de maneira adequada, inclusive em relação a fatores burocráticos — como documentos e relatórios.

Como funciona a emissão de ações (IPO)?

O primeiro processo em que aparece com importância o papel do bookrunner é no IPO, momento em que uma companhia opta pela abertura de capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores.

Aqui, conforme já mencionamos, o grande objetivo é encontrar o preço de uma oferta. Vale lembrar que existe uma finalidade muito objetiva para a abertura de capital: a captação de recursos.

Desta forma, quanto maior for o preço por ação ofertado (e claro, demandado), mais dinheiro tende a ser recolhido pela companhia. Por outro lado, um erro de precificação pode tornar o papel demasiadamente caro, algo que acaba não gerando interesse do mercado. Percebe a relevância que possui o bom trabalho de um bookrunner?

Há também a possibilidade de mais de um banco de investimentos realizar o IPO. Neste caso, os responsáveis são chamados como "bookrunners conjuntos".

Como funciona a emissão de títulos?

Outro processo que exige a participação de um bookrunner é a emissão de títulos de dívida. Neste caso, na maior parte das vezes, há uma divisão entre bookrunner ativo e bookrunner passivo.

Os ativos são as entidades responsáveis pela etapa principal, como documentação e captação de investidores, por exemplo. Já os passivos ficam com a função de executar as negociações — algo que os envolve de maneira secundária no processo.

Veja, portanto, que o bookrunner exerce uma atividade vital no mercado financeiro em emissões de ativos. A intermediação é vital para oferecer preços justos, competitivos e compatíveis para a atração de investidores para as companhias que realizam algum tipo de captação.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados