Open Nav Logo Mais Retorno

Book de Ofertas

Avalie este post

O que é Book de Ofertas?

Ao negociar ativos na bolsa de valores, uma das ferramentas mais utilizadas dentro dos sistemas de operação (home broker) é o book de ofertas.

O Book de Ofertas (ou livro de ofertas) nada mais é do que uma espécie de lista onde ficam armazenadas as intenções de compras e vendas de uma determinada ação.

Por exemplo: no book de ofertas de uma ação X poderemos ter ao lado direito da lista os investidores interessados em comprar determinada ação, e ao lado esquerdo, aqueles interessados em vender a ação.

Em cada lado dessa lista haverá ainda os valores que cada um dos investidores estará disposto a comprar ou vender.

Dessa forma todos os interessados podem se orientar e avaliar quais são as condições de negociação do ativo.


Como funciona o Book de Ofertas?

O funcionamento do book de ofertas também é muito simples. Bem semelhante ao funcionamento de um caderno, onde você vai encontrar:

Ao lado direito: aqueles que gostariam de comprar determinado ativo.

Ao lado esquerdo: aqueles que gostariam de vender o ativo.

Os valores lançados por aqueles que querem comprar são inferiores aos valores daqueles que gostariam de vender (lógica).

Se você fizer uma oferta de comprar com um valor superior aos demais que estão na “fila”, a sua ordem vai parar lá na frente, no topo da lista. Afinal, você está disposto a pagar mais que todo mundo por aquela ação.

Se o valor que você está disposto a vender for o menor de todos, então a sua ordem também vai parar no início da fila!

Para que serve o book de ofertas?

O propósito do book de oferta é servir basicamente para orientar os investidores com relação às movimentações que determinado ativo está tendo.

Vamos supor que a lista de compradores é extensa e a lista daqueles que querem vender é reduzida, bem pequena. O que isso pode sugerir?

Pode sugerir que uma hora ou outra, esse ativo pode sofrer uma grande valorização no mercado, devido à alta procura e pouca oferta do mesmo. Se o inverso ocorrer, então é bem provável que o valor do ativo possa vir abaixo!

Onde fica o book de ofertas?

Tecnicamente não existe um lugar exato onde você encontrar o book de ofertas, porém, é normal que o book esteja no sistema de negociações da sua corretora ou instituição de investimento.

O sistema do qual estamos falando é o Home Broker.

A localização dentro do seu home broker pode ser bem diferente de instituição para instituição e, por isso, caso o book não esteja aparecendo logo no início da plataforma, o interessante seria analisar as barras de ferramentas da plataforma.

Por mais que o home broker possa vir cheio de botões e quadros, em geral eles costumam ser bem didáticos e de fácil manuseio.

Por que o book de ofertas?

Sem o “livro de ofertas" o investidor acaba ficando sem um norte na hora de investir. Já pensou não conseguir determinar qual é o valor que estão sendo negociado o seu ativo?

Pois é, a única informação que temos por meio das cotações das ações, FII e demais ativos negociados em bolsa, são os valores dos últimos negócios.

Porém, é comum que haja ativos com volatilidade bem alta. Alta o suficiente para gerar distorções entre os últimos preços negociados.

Por isso o book de ofertas é muito importante na hora de orientar o investidor.

Além disso, para muitas estratégias de investimento, principalmente o Scalper Trader, o book de ofertas é importante, uma vez que através dele é possível analisar os volumes de ofertas, tanto de compra quanto de venda.

Sem essa ferramenta, o book de ofertas, os investidores ficariam sem conseguir determinar se existe uma onda compradora ou vendedora.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão