Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bonificações de ações

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/08/2019 às 21:56 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que são bonificações de ações?

Quando uma empresa possui retornos acima dos esperados, os sócios podem realizar um processo chamado de bonificação de ações, que é o repasse de mais cotas aos acionistas da empresa, ampliando assim a quantidade de títulos que eles detém. Os investidores recebem suas bonificações de acordo com a porcentagem de títulos que possuem da empresa.

A bonificação é proveniente do aumento de capital de uma empresa quando a mesma precisa incorporar as suas reservas de lucros. Ela também pode ser entregue aos acionistas na forma de dinheiro. Nesse caso, o montante pago será proveniente das reservas, que até então não tinham sido incorporadas pela companhia.

Não há aumento de percentual da empresa

 

Como não há entrada de novos recursos, não há alteração do patrimônio líquido da empresa, mas sim um aumento da quantidade de ações devido à bonificação. Geralmente, o valor unitário de cada ação diminui, enquanto o investidor permanece com o mesmo saldo, visto que agora detém mais ações que anteriormente.

Tal situação é vista com bons olhos pelos investidores pois indica um futuro promissor e uma possível valorização das ações na bolsa. Desta forma, futuramente, os investidores terão mais valor e mais títulos, e consequentemente lucros maiores a partir do capital investido.

Como calcular o aumento provido da bonificação

Após a empresa determinar qual será o lucro retido, o saldo positivo restante determinará quanto será repassado aos investidores. Em seguida, ocorre um processo obrigatório chamado de Leilão de Fracionárias, que divide proporcionalmente a bonificação entre todos os acionistas de acordo com a quantidade de ações que cada um possui.

Após o leilão, o investidor terá como resultado final a multiplicação de sua porcentagem de cotas de uma empresa pelo valor da bonificação total, resultando na quantidade de cotas novas que serão repassadas ao acionista.

Caso o resultado final não seja exato, o restante será depositado em valor financeiro na conta do investidor, visto que não se pode receber uma porcentagem de um número decimal. Em outras palavras, o investidor receberá as ações a serem acrescidas às que já detém e os decimais restantes em dinheiro depositado em sua conta.

Valor de mercado da empresa

O valor de mercado da empresa permanece inalterado, visto que não há a entrada de novos investidores e, portanto, não há ampliação de capital.

Entretanto, com a leve queda inicial nos valores das ações devido ao aumento de número de cotas por acionista, é comum que haja interesse de novos investidores externos, o que pode alavancar o preço dos títulos e dar mais retorno aos investidores, principalmente aos beneficiados pela bonificação.

As bonificações também podem ser pagas aos investidores por meio financeiro, não sendo necessária a ampliação do número de cotas dentro das porcentagens já detidas pelos acionistas.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados