Open Nav Logo Mais Retorno

Bonificações de ações

O que são bonificações de ações?

Quando uma empresa possui retornos acima dos esperados, os sócios podem realizar um processo chamado de bonificação de ações, que é o repasse de mais cotas aos acionistas da empresa, ampliando assim a quantidade de títulos que eles detém. Os investidores recebem suas bonificações de acordo com a porcentagem de títulos que possuem da empresa.

A bonificação é proveniente do aumento de capital de uma empresa quando a mesma precisa incorporar as suas reservas de lucros. Ela também pode ser entregue aos acionistas na forma de dinheiro. Nesse caso, o montante pago será proveniente das reservas, que até então não tinham sido incorporadas pela companhia.


Não há aumento de percentual da empresa

 

Como não há entrada de novos recursos, não há alteração do patrimônio líquido da empresa, mas sim um aumento da quantidade de ações devido à bonificação. Geralmente, o valor unitário de cada ação diminui, enquanto o investidor permanece com o mesmo saldo, visto que agora detém mais ações que anteriormente.

Tal situação é vista com bons olhos pelos investidores pois indica um futuro promissor e uma possível valorização das ações na bolsa. Desta forma, futuramente, os investidores terão mais valor e mais títulos, e consequentemente lucros maiores a partir do capital investido.

Como calcular o aumento provido da bonificação

Após a empresa determinar qual será o lucro retido, o saldo positivo restante determinará quanto será repassado aos investidores. Em seguida, ocorre um processo obrigatório chamado de Leilão de Fracionárias, que divide proporcionalmente a bonificação entre todos os acionistas de acordo com a quantidade de ações que cada um possui.

Após o leilão, o investidor terá como resultado final a multiplicação de sua porcentagem de cotas de uma empresa pelo valor da bonificação total, resultando na quantidade de cotas novas que serão repassadas ao acionista.

Caso o resultado final não seja exato, o restante será depositado em valor financeiro na conta do investidor, visto que não se pode receber uma porcentagem de um número decimal. Em outras palavras, o investidor receberá as ações a serem acrescidas às que já detém e os decimais restantes em dinheiro depositado em sua conta.

Valor de mercado da empresa

O valor de mercado da empresa permanece inalterado, visto que não há a entrada de novos investidores e, portanto, não há ampliação de capital.

Entretanto, com a leve queda inicial nos valores das ações devido ao aumento de número de cotas por acionista, é comum que haja interesse de novos investidores externos, o que pode alavancar o preço dos títulos e dar mais retorno aos investidores, principalmente aos beneficiados pela bonificação.

As bonificações também podem ser pagas aos investidores por meio financeiro, não sendo necessária a ampliação do número de cotas dentro das porcentagens já detidas pelos acionistas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados