Open Nav

Block Trade

O que é Block Trade?

O Block Trade é um processo que ocorre em momentos onde há venda de um grande volume de ações de uma determinada empresa no mercado secundário

Ao contrário do que muitos podem imaginar, as negociações volumosas de ações não se restringem ao mercado primário, onde as companhias fazem a emissão dos seus papéis para a aquisição por parte dos investidores.

O Block Trade também é conhecido popularmente como "leilão de ações". Em português, o termo pode ser traduzido para "venda em bloco", algo que remete ao volume de ações que é negociada nessa prática.


Como funciona o Block Trade?

O Block Trade é realizado por um volume significativo de ações e, portanto, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) ordena que exista uma comunicação prévia do evento para evitar uma leitura distorcida ou demasiadamente assustada por parte do mercado.

Vale observar que não estamos falando aqui, ao menos na enorme maioria dos casos, de investidores individuais (como eu ou você), mas sim de participações representativas dentro de uma companhia.

Esse aviso prévio é importante na medida em que ajuda o mercado a entender o processo de Block Trade e, consequentemente, não se assuste com o volume de ações negociadas — algo que poderia se converter em pânico e alta volatilidade para o papel, desabando o seu preço.

No Brasil, a venda dos papéis é considerada como Block Trade nas seguintes situações:

  • Se o volume ofertado corresponde a 0,9% ou mais do total de ações da empresa disponíveis para o mercado
  • Se o valor ofertado corresponde a 3,5% ou mais do valor médio negociado diariamente na Bolsa de Valores ao longo dos últimos 20 dias

Quem é responsável pelo Block Trade?

Como já adiantamos, o investidor individual raramente tem relevância no processo de Block Trade — a menos que cause uma queda vertiginosa do preço em função do pânico em relação ao anúncio de venda dos papéis.

Então, de quem seria a responsabilidade do Block Trade? Geralmente, ele acontece pela venda por parte de acionistas representativos (isto é, aqueles que possuem um bom volume de papéis de uma companhia) ou fundos de investimentos com posições relevantes.

Até pelo volume de ações que serão ofertadas ao mercado, essa operação costuma ter um agente intermediário no processo — geralmente um banco ou outro tipo de instituição financeira.

Vale observar que a prática precisa ser muito bem estruturada. Dependendo do anúncio da venda em bloco de ações, os investidores individuais podem tentar se antecipar e gerar uma pressão vendedora no curtíssimo prazo para o papel.

O Block Trade pode ser considerado como uma nova emissão de ações?

Não, o Block Trade não é uma emissão nova de papéis, mas sim uma "troca de donos". Ou seja, a quantidade de ativos em circulação não é expandida, mas uma negociação natural no mercado secundário. A diferença, claro, está no volume negociado.

Portanto, se você tem ações de uma determinada empresa e vê o anúncio de um Block Trade, isso não significa que sua participação será diluída. O que pode eventualmente acontecer é uma pressão no preço dos papéis e no volume em circulação no mercado.

Quais os riscos do Block Trade?

O maior problema do Block Trade é o risco de desvalorização dos papéis. Como talvez você já saiba, quando há mais compradores do que vendedores, existe a tendência de valorização. E vice-versa:  a força da ponta vendedora faz o preço do ativo cair.

Quando há um grande volume de ações sendo vendido, é bem provável que esse comportamento derrube o valor do papel, ao menos no curtíssimo prazo. Esse cenário pode, inclusive, gerar prejuízos aos acionistas.

Portanto, apesar de ser uma prática necessária quando um detentor de grande volume de ações resolve se desfazer, o processo deve ser estruturado com calma visando o menor impacto possível no mercado financeiro.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados