Última modificação em 30 de setembro de 2020

O que é BIRD?

BIRD é a sigla que corresponde a "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento", uma instituição financeira associada ao Banco Mundial.

Com sede em Washington, tem por objetivo conceder empréstimos a alguns países para promover seu desenvolvimento. Portanto, também está associado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O dinheiro emprestado a juros mais baixos aos países em questão é proveniente da venda de títulos no mercado internacional de capitais.

Assim, cabe ao BIRD – como braço do Banco Mundial – destinar esse dinheiro para cumprir a meta do próprio Banco de alcançar a redução da pobreza.

Como parte da ONU, o BIRD tem em seu corpo administrativo representantes de diversos países – cerca de 187, no total.

São responsáveis pela administração da instituição a Junta Governativa do Banco Mundial, que é composta por um representante de cada país-membro, e a Junta de Diretores.

A Junta de Diretores, composta por uma equipe técnica do próprio Banco, é a responsável por lidar com empréstimos. Tal junta é hierarquicamente superior à Junta Governativa, embora essa esteja envolvida coma administração do Banco.

Ser parte da ONU, contudo, não torna o Banco Mundial - e, por consequência, o BIRD – dependente das deliberações da Organização para realizar suas ações. Todos os processos e decisões são tomadas pelos países-membros, que também são acionistas da instituição, dando total autonomia para a atuação do Banco.

Isso significa que, assim como um banco privado, o BIRD tem seus acionistas e esses possuem direito a voto nas tomadas de decisão, uma vez que investem no Banco.

Além disso, o Banco oferece produtos e serviços financeiros como qualquer outra instituição financeira.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como o BIRD surgiu?

Após o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países europeus estavam completamente destruídos e precisavam de ajuda financeira para conseguir se recuperar das consequências devastadoras.

Assim, em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, foi criado o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, com o objetivo de dar suporte financeiro à reconstrução desses países.

O primeiro empréstimo concedido pelo BIRD foi em 1947, com objetivo de auxiliar na recuperação da França, contando principalmente com o financiamento de projetos infraestruturais.

A partir disso, foram criados uma série de escritórios por toda a Europa para implementar ações nos demais países.

Entre o final da década de 1940 e a década de 1950, o BIRD foi responsável por financiar uma série de projetos  pela Europa e também por investir na indústria de países como a própria França.

Após esse processo de reconstrução da Europa, o BIRD passou por uma mudança significativa em seu objetivo enquanto instituição: a partir de 1960, ele começa a atuar com a meta de acabar com a pobreza pelo mundo inteiro!

Foi nesse momento que o BIRD se integrou ao Banco Mundial.

Dentre outras coisas, o BIRD proporciona apoio à iniciativa privada, investimentos em saúde e educação, capacitação de governos para prestação de serviços à população e, principalmente, foco na inclusão social como meio para reduzir a pobreza.

Quais são as ações do BIRD no Brasil?

Segundo a própria plataforma digital das Nações Unidas, o Banco Mundial, por meio do BIRD, apoia o governo brasileiro há cerca de 60 anos por meio de financiamentos e doações anuais que chegam a 3 bilhões de dólares.

Tais recursos são revertidos para setores como infraestrutura, gestão pública, saúde, meio ambiente, educação, entre outros.

Além disso, como ação mais concreta que visa diminuir a pobreza no Brasil, o BIRD é apoiador do programa Bolsa Família e de uma série de projetos que têm por objetivo o desenvolvimento rural – aos quais se beneficiam, sobretudo, moradores do nordeste do país.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Ágio

O que é o ágio? Ágio é um termo utilizado no mercado financeiro para designar a diferença entre o valor de mercado de um produto e…

Veja outros termos