Open Nav Logo Mais Retorno

Bill Miller

Quem é Bill Miller?

Bill Miller é o nome de um proeminente economista estadunidense, que alcançou grande destaque no mercado financeiro a partir de sua carreira como gestor de fundos de investimentos.

Nascido em 1950, Miller concluiu a graduação em Economia ainda em 1972, na renomada Universidade de Washington. Seguindo uma trajetória acadêmica diferenciada, se tornou também PhD em Filosofia pela Universidade Johns Hopkins, localizada na cidade de Baltimore. O CFA, uma das maiores certificações da área, foi obtido por ele apenas 1986.

Quando se trata de sua carreira, contudo, há uma trajetória linear para acompanhar. Isso porque, com exceção do período que serviu com oficial do Exército, o (até então) jovem rapaz se concentrou sempre em funções ligadas à área financeira.

Assistente de contabilidade na Universidade Johns Hopkins, tesoureiro na J. E. Baker Company e analista de valores mobiliários na Legg Mason, Miller verdadeiramente se destacou desta última empresa.

Isso porque na Legg Mason ele permaneceu por 35 anos. Para se ter uma ideia, Bill Miller completa em 2020 70 anos de idade, de modo que ao menos metade de sua vida até agora foi dedicada a essa companhia.


Como Bill Miller ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Como já te contamos, Miller começou na Legg Mason como analista de valores mobiliários.

Um valor mobiliário é um título de crédito ou um título de propriedade, emitido por uma instituição pública ou privada, com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro. As análises realizadas por profissionais como aquele jovem Bill Miller estão destinadas a serem publicadas, amplamente divulgadas ou apenas distribuídas para o(s) cliente(s) interno(s) ou externo(s) da companhia onde o analista trabalha.

A demanda central aqui é fornecer um olhar completo sobre aquele título em específico, de modo a orientar o cliente/empresa acerca da melhor estratégia de compra e venda e quais ativos escolher para compor a sua carteira de investimentos naquele momento.

Nessa função, Miller se destacou. Tendo entrado na organização em 1981, na década de 2000 se tornou o seu diretor de investimentos, até assumir a presidência em 2007. Sob sua liderança, a Legg Mason bateu o S&P 500 todos os anos entre 1991 e 2005 - isso mesmo: por 24 anos consecutivos.

Para se ter uma ideia, o S&P 500 é considerado o principal índice da economia estadunidense e lista as maiores ações (por valor) cotadas nas Bolsas de lá.

No Brasil, um equivalente simples seria o Ibovespa. Batê-lo de forma tão recorrente é uma representação clara para o mercado de que há uma constância de resultados por parte do gestor do fundo e da estratégia adotada por ele.

Por que Bill Miller se desligou da Legg Mason?

Contudo, como nem tudo são flores, ao fim da década de 2000 e ao longo da década de 2010, a trajetória bem-sucedida de Bill Miller sofreu um revés. À época, o fundo gerenciado por ele chegou a retrair 20%, em seus resultados.

Em 2012, o seu afastamento da liderança da organização foi anunciada e completamente concluída em 2016.

Atualmente, ele se dedica a liderar a Miller Value Partners, onde vem reconstruindo parte dos resultados bem-sucedidos que construiu na Legg Manson.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados