Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bill Miller

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/01/2020 às 17:41 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Bill Miller?

Bill Miller é o nome de um proeminente economista estadunidense, que alcançou grande destaque no mercado financeiro a partir de sua carreira como gestor de fundos de investimentos.

Nascido em 1950, Miller concluiu a graduação em Economia ainda em 1972, na renomada Universidade de Washington. Seguindo uma trajetória acadêmica diferenciada, se tornou também PhD em Filosofia pela Universidade Johns Hopkins, localizada na cidade de Baltimore. O CFA, uma das maiores certificações da área, foi obtido por ele apenas 1986.

Quando se trata de sua carreira, contudo, há uma trajetória linear para acompanhar. Isso porque, com exceção do período que serviu com oficial do Exército, o (até então) jovem rapaz se concentrou sempre em funções ligadas à área financeira.

Assistente de contabilidade na Universidade Johns Hopkins, tesoureiro na J. E. Baker Company e analista de valores mobiliários na Legg Mason, Miller verdadeiramente se destacou desta última empresa.

Isso porque na Legg Mason ele permaneceu por 35 anos. Para se ter uma ideia, Bill Miller completa em 2020 70 anos de idade, de modo que ao menos metade de sua vida até agora foi dedicada a essa companhia.

Como Bill Miller ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Como já te contamos, Miller começou na Legg Mason como analista de valores mobiliários.

Um valor mobiliário é um título de crédito ou um título de propriedade, emitido por uma instituição pública ou privada, com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro. As análises realizadas por profissionais como aquele jovem Bill Miller estão destinadas a serem publicadas, amplamente divulgadas ou apenas distribuídas para o(s) cliente(s) interno(s) ou externo(s) da companhia onde o analista trabalha.

A demanda central aqui é fornecer um olhar completo sobre aquele título em específico, de modo a orientar o cliente/empresa acerca da melhor estratégia de compra e venda e quais ativos escolher para compor a sua carteira de investimentos naquele momento.

Nessa função, Miller se destacou. Tendo entrado na organização em 1981, na década de 2000 se tornou o seu diretor de investimentos, até assumir a presidência em 2007. Sob sua liderança, a Legg Mason bateu o S&P 500 todos os anos entre 1991 e 2005 - isso mesmo: por 24 anos consecutivos.

Para se ter uma ideia, o S&P 500 é considerado o principal índice da economia estadunidense e lista as maiores ações (por valor) cotadas nas Bolsas de lá.

No Brasil, um equivalente simples seria o Ibovespa. Batê-lo de forma tão recorrente é uma representação clara para o mercado de que há uma constância de resultados por parte do gestor do fundo e da estratégia adotada por ele.

Por que Bill Miller se desligou da Legg Mason?

Contudo, como nem tudo são flores, ao fim da década de 2000 e ao longo da década de 2010, a trajetória bem-sucedida de Bill Miller sofreu um revés. À época, o fundo gerenciado por ele chegou a retrair 20%, em seus resultados.

Em 2012, o seu afastamento da liderança da organização foi anunciada e completamente concluída em 2016.

Atualmente, ele se dedica a liderar a Miller Value Partners, onde vem reconstruindo parte dos resultados bem-sucedidos que construiu na Legg Manson.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados