Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bens imobilizados

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/12/2020 às 19:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são Bens Imobilizados?

Os bens imobilizados são todos aqueles utilizados para a realização das atividades-fim de uma empresa.

Esse bens fazem parte do que consideramos o patrimônio de uma empresa e, por isso, também são discriminados nos balanços contábeis da mesma.

Para serem considerados bens imobilizados eles têm de possuir natureza tangível, isto é, serem palpáveis. Eles também tem que ser fixos, ocuparem um lugar físico na empresa. Desse modo, os bens imobilizados se enquadram, dentro do balanço financeiro, como ativos imobilizados.

Uma outra característica importante dos bens imobilizados é que eles devem ter a perspectiva de serem utilizados por pelo menos mais de um ano - 12 meses.

Visto isso, também deve-se esperar que o uso desse bens forneça algum tipo de retorno econômico para a empresa que dispõe deles.

Quais são os custos dos Bens Imobilizados?

Os bens imobilizados envolvem a geração de uma série de custos para a empresa e, dentre eles, podemos citar três.

Um dos custos é o de compra. Esse custo envolve não apenas o preço do bem, mas também os impostos que podem ser acrescidos a ele, como importo por importações.

Outro custo frequentemente ligado aos bens imobilizados são os custos diretamente atribuíveis. Isto é, custos de instalação e adequação operacional do bem.

Muitas vezes, quando falamos em bens imobilizados estamos falando de grandes máquinas que precisam ser instaladas e configuradas para o funcionamento correto. Em geral, é necessário arcar com o custo desses procedimentos, uma vez que dificilmente a empresa que comprou o bem irá destinar sua própria mão de obra para tal.

Um último custo para bens imobilizados é aquele que ocorre quando é preciso desmontar o bem ou movê-lo de lugar.

Esse custo pode ou não vir a ser despendido. Porém, é sempre importante que a empresa esteja pronta para arcar com esse tipo de custo caso haja necessidade.

Como é a depreciação de Bens Imobilizados?

Como bens imobilizados são de natureza tangível, é de se esperar que eles sofram com depreciação ao longo do tempo.

Essa depreciação pode significar a perda o valor ao longo do tempo e está associada ao desgaste natural das coisas físicas e também à quantidade de uso.

A depreciação de bens imobilizados por vezes irá gerar custos para a empresa, uma vez que ela necessita fundamentalmente desses bens para a realização de suas atividades fim, ela pode terminar por adquirir novos bens.

É evidente que a necessidade de aquisição de novos bens imobilizados por conta da depreciação varia de empresa para empresa.

Em uma indústria de metalurgia essa necessidade é menor quando comparamos com uma empresa de tecnologia, por exemplo.

Ainda assim, fato é que as empresas devem estar sempre preparadas para a necessidade de troca de equipamentos. Até porque o dispêndio com isso deve constar no balanço patrimonial.

Como calcular a depreciação de Bens Imobilizados?

Para se prevenir de possíveis problemas causados pela depreciação dos bens imobilizados, as empresas podem fazer uma provisão para adquirir novos ou restaurar os antigos.

Evidentemente, o valor que será reservado para isso não é aleatório, existe uma regra de cálculo para que possa haver o mínimo de precisão no valor dispensado para esse custo.

Em geral, máquinas, equipamentos, móveis e utensílio têm uma taxa de depreciação de 10% e vida útil de 10 anos. Os imóveis, por sua vez, têm taxa de depreciação de 4% e vida útil de 25 anos.

Já os veículos têm a menor vida útil e maior taxa de depreciação: com 5 anos e 20% respectivamente.

Artigos de informática também têm menor vida útil e maior taxa de depreciação, dadas suas características.

Com isso em vista, é possível fazer as contas para saber em quanto tempo será necessária uma substituição ou reparo de um bem imobilizado e manter a atividade fim da empresa funcionando normalmente.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados