Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bens de consumo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/02/2020 às 20:28 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é são bens de consumo?

Bem de consumo é o nome dado a um tipo específico de produto, que tem como objetivo ser adquirido diretamente pelo consumidor final e por ele consumido. Esse consumidor não é uma empresa, que usualmente compra insumos para transformar nos bens que ela comercializa (são os chamados bens de produção), mas sim as pessoas "comuns" - como você, sua família, seus amigos e afins.

O grande motivo para a comercialização dos bens de consumo é justamente fornecer a solução para uma necessidade imediata, isto é, é essa necessidade que cria a demanda. Aqui pode-se incluir fome, sede, transporte e vestimenta, entre outras carências amplamente ligadas ao estilo de vida, que podem ser de cunho físico ou emocional.

Quando você sente vontade de devorar uma macarronada, além do conforto que aquele alimento pode trazer (quem sabe não é o prato que a sua avó cozinhava todo domingo?!), há também uma escassez de nutrientes que o seu corpo busca satisfazer através do desejo.

No entanto, quando você quer comprar um carro X, mesmo que não seja financeiramente vantajoso (nem sequer saudável) para você, há um forte fator emocional ligado a questões sociais.

Assim, percebemos que não somos meros homens e mulheres das cavernas, cujas decisões se baseiam em querer comer, dormir e se reproduzir. As nossas aquisições servem como objeto político, social e autoafirmativo. É por isso que os itens que compõem os bens de consumo não são apenas alimentos e bebidas, mas produtos que facilitam o nosso cotidiano e também expõem nossa identidade.

Sabe aquele quadro no nosso quarto, com uma referência maravilhosa da sua série favorita? Ou aquele pote de sorvete do seu sabor favorito? Sem falar naquela sua camiseta favorita que praticamente "sai na rua sozinha". São todos bens de consumo... Mas de categorias diferentes.

É justamente para tratar dessas categorias que criamos o tópico a seguir. Nele, você vai descobrir cada uma das três classificações de bens de consumo, assim como exemplos específicos para entender como todos eles fazem parte do seu dia a dia. Vamos lá?!

Quais são os diferentes tipos de bens de consumo?

Como você já sabe, os bens de consumo são divididos em três categorias: os bens de consumo duráveis, os bens de consumo semiduráveis e os bens de consumo não duráveis. Para criar essa classificação, se definiu como critério a necessidade de reposição de cada um dos itens - em outras palavras, de quanto em quanto se é preciso comprar novamente o produto para suprir a carência relacionada.

Os bens de consumo duráveis, por exemplo, têm uma baixa necessidade de reposição. Composta pelos automóveis, imóveis e eletrodomésticos, nessa categoria estão todos os produtos que podem ser usados por longos períodos de tempo. Afinal de contas, ninguém troca de casa todo dia, não é mesmo? Nem nos planejamos para comprar uma geladeira nova todo mês.

Já os bens de consumo semiduráveis também não são repostos diariamente, mas ainda assim exigem novas compras em períodos mais curtos do que os bens duráveis. É o caso das roupas e dos calçados: embora não compremos novas peças continuamente, a cada estação há algo diferente para se comprar (uma meia que rasga, uma calça de desbota, uma camiseta que mancha etc.).

Por fim, os bens de consumo não duráveis são justamente aqueles que repomos dia após dia. Pense bem: se você compra arroz e feijão hoje, vai durar para todo sempre? Não. Mais cedo ou mais tarde, esse suprimento acaba e precisa ser reposto. A cada refeição, a necessidade pelo bem não durável se renova - quando tratamos, é claro, apenas do alimento. Se o assunto é água ou mesmo determinados vícios (como o cigarro), a reposição tem periodicidade distinta.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados