Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bem normal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/01/2020 às 14:08 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Bem Normal

Bem Normal é um termo da Economia. Ele refere-se ao bem cuja demanda aumenta quando a renda do consumidor cresce. Em outras palavras, quanto maior a renda do consumidor, mais ele tende a comprar esse bem.

Esse conceito contrapõe-se ao de Bem Inferior, aquele cuja demanda diminui quando a renda do consumidor cresce.

É importante destacar que, apesar do termo "bem normal", o conceito aplica-se também a serviços.

Bem Normal e Elasticidade-Renda da Demanda

 

Um outro conceito que vale a pena conhecer é o de Elasticidade-Renda da Demanda. Ele se refere à relação entre a variação de renda e a variação de demanda.

Quando o aumento de renda é acompanhado por aumento de demanda – portanto, havendo uma relação diretamente proporcional entre elas – existe uma elasticidade positiva. É isso que acontece no caso do bem normal.

Por outro lado, quando o aumento de renda é acompanhado por diminuição da demanda – portanto, havendo uma relação inversamente proporcional entre elas –, existe uma elasticidade negativa. Esse é o caso do bem inferior.

Exemplo de bem normal

Vamos entender melhor como funcionam os bens normais, por meio de um exemplo. Para isso, vamos falar sobre o segmento de bebidas.

João é um consumidor e ele compra cerveja toda semana. A renda de João não é muito alta; então, ele simplesmente vai ao mercado e compra a marca de cerveja mais barata naquela semana. Ou seja, ele escolhe baseado no preço e prioriza os bens com menor preço, ainda que não tenham boa qualidade.

Eventualmente, João é promovido no trabalho e ganha um aumento de salário. Portanto, sua renda aumenta. Quando isso acontece, ele começa a comprar cervejas importadas e artesanais.

Esses produtos são bens normais. Assim como João, muitos consumidores vão comprar mais cervejas importadas e artesanais quando sua renda aumentar.

Outros exemplos de bens normais são roupas de designer (em contraposição a fast fashion), equipamento eletrônico de ponta (em contraposição a equipamentos mais simples), carros novos (em contraposição a carros usados).

Entre os serviços, alguns exemplos são andar de Uber (em vez de pegar ônibus), cortar o cabelo em um salão famoso (em vez do salão da esquina) ou ir a um restaurante caro (em vez de comer no bandejão da empresa).

Qualidade e status dos bens normais

Um bem normal, em geral, é aquele cujo preço não é acessível para as pessoas com uma renda limitada; justamente por isso, o aumento da demanda depende do aumento da renda. Mas, além do preço, outras questões são importantes: qualidade e status.

As pessoas não migram de um bem inferior para um bem normal simplesmente para gastar mais. Essa migração está associada a um desejo por satisfação. O consumidor reconhece que o bem normal pode lhe dar essa satisfação, seja porque ele oferece maior qualidade ou porque ele está associado a um status social mais positivo (ou as duas coisas).

Portanto, esse aumento da demanda pelos bens normais não é simplesmente uma consequência natural do aumento de renda do consumidor. Na realidade, ele está associado a um desejo por ascensão social, e não apenas financeira. As pessoas não querem apenas ter mais dinheiro, elas querem se sentir melhor e parecer melhor para os outros, distanciando-se do estigma das classes mais baixas.

Fragilidade dos bens normais

Infelizmente, o fato de que a demanda por bens normais aumenta quando a renda cresce também cria uma fragilidade: quando a renda diminui, a demanda cai. Por isso, esses bens podem sofrer com baixas vendas quando existe uma crise econômica.

Se a renda dos consumidores para de crescer, ou se eles perdem poder real de compra, existe uma alta probabilidade de que eles voltem a dar preferência aos bens inferiores.

Por exemplo, se um consumidor fica desempregado, ele pode abandonar os planos de comprar aquele carro novo e continuar andando de ônibus; ou cancelar a sua inscrição na academia cara da moda, para frequentar outra de valor mais acessível.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados