Open Nav Logo Mais Retorno

Bem normal

O que é Bem Normal

Bem Normal é um termo da Economia. Ele refere-se ao bem cuja demanda aumenta quando a renda do consumidor cresce. Em outras palavras, quanto maior a renda do consumidor, mais ele tende a comprar esse bem.

Esse conceito contrapõe-se ao de Bem Inferior, aquele cuja demanda diminui quando a renda do consumidor cresce.

É importante destacar que, apesar do termo "bem normal", o conceito aplica-se também a serviços.


Bem Normal e Elasticidade-Renda da Demanda

 

Um outro conceito que vale a pena conhecer é o de Elasticidade-Renda da Demanda. Ele se refere à relação entre a variação de renda e a variação de demanda.

Quando o aumento de renda é acompanhado por aumento de demanda – portanto, havendo uma relação diretamente proporcional entre elas – existe uma elasticidade positiva. É isso que acontece no caso do bem normal.

Por outro lado, quando o aumento de renda é acompanhado por diminuição da demanda – portanto, havendo uma relação inversamente proporcional entre elas –, existe uma elasticidade negativa. Esse é o caso do bem inferior.

Exemplo de bem normal

Vamos entender melhor como funcionam os bens normais, por meio de um exemplo. Para isso, vamos falar sobre o segmento de bebidas.

João é um consumidor e ele compra cerveja toda semana. A renda de João não é muito alta; então, ele simplesmente vai ao mercado e compra a marca de cerveja mais barata naquela semana. Ou seja, ele escolhe baseado no preço e prioriza os bens com menor preço, ainda que não tenham boa qualidade.

Eventualmente, João é promovido no trabalho e ganha um aumento de salário. Portanto, sua renda aumenta. Quando isso acontece, ele começa a comprar cervejas importadas e artesanais.

Esses produtos são bens normais. Assim como João, muitos consumidores vão comprar mais cervejas importadas e artesanais quando sua renda aumentar.

Outros exemplos de bens normais são roupas de designer (em contraposição a fast fashion), equipamento eletrônico de ponta (em contraposição a equipamentos mais simples), carros novos (em contraposição a carros usados).

Entre os serviços, alguns exemplos são andar de Uber (em vez de pegar ônibus), cortar o cabelo em um salão famoso (em vez do salão da esquina) ou ir a um restaurante caro (em vez de comer no bandejão da empresa).

Qualidade e status dos bens normais

Um bem normal, em geral, é aquele cujo preço não é acessível para as pessoas com uma renda limitada; justamente por isso, o aumento da demanda depende do aumento da renda. Mas, além do preço, outras questões são importantes: qualidade e status.

As pessoas não migram de um bem inferior para um bem normal simplesmente para gastar mais. Essa migração está associada a um desejo por satisfação. O consumidor reconhece que o bem normal pode lhe dar essa satisfação, seja porque ele oferece maior qualidade ou porque ele está associado a um status social mais positivo (ou as duas coisas).

Portanto, esse aumento da demanda pelos bens normais não é simplesmente uma consequência natural do aumento de renda do consumidor. Na realidade, ele está associado a um desejo por ascensão social, e não apenas financeira. As pessoas não querem apenas ter mais dinheiro, elas querem se sentir melhor e parecer melhor para os outros, distanciando-se do estigma das classes mais baixas.

Fragilidade dos bens normais

Infelizmente, o fato de que a demanda por bens normais aumenta quando a renda cresce também cria uma fragilidade: quando a renda diminui, a demanda cai. Por isso, esses bens podem sofrer com baixas vendas quando existe uma crise econômica.

Se a renda dos consumidores para de crescer, ou se eles perdem poder real de compra, existe uma alta probabilidade de que eles voltem a dar preferência aos bens inferiores.

Por exemplo, se um consumidor fica desempregado, ele pode abandonar os planos de comprar aquele carro novo e continuar andando de ônibus; ou cancelar a sua inscrição na academia cara da moda, para frequentar outra de valor mais acessível.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados