Open Nav Logo Mais Retorno

Bem inferior

O que é Bem Inferior

Bem Inferior é um termo da Economia. Ele descreve um bem com um comportamento específico na relação de demanda e oferta.

Dizemos que um bem é inferior quando a demanda por ele diminui se a renda do consumidor aumenta. Na contrapartida de um bem inferior, existe sempre um bem normal – aquele cuja demanda aumenta quando a renda do consumidor aumenta.


Bem Inferior e Elasticidade-Renda da Demanda

 

Elasticidade-renda da demanda é a relação entre a variação da renda do consumidor e a variação da demanda desse consumidor por um bem.

Dizemos que existe elasticidade negativa quando o aumento da renda provoca diminuição da demanda. Por outro lado, dizemos que existe elasticidade positiva quando o aumento da renda é acompanhado por aumento da demanda. Finalmente, existe elasticidade zero quando a variação da renda não afeta a demanda.

Assim, podemos caracterizar bem inferior como aquele em que se observa uma elasticidade-renda da demanda negativa.

Exemplo de Bem Inferior

Esse é um conceito econômico complexo, que pode ser melhor entendido por meio de exemplos.

Imagine que existe uma marca fictícia de bolsas Alfa. Essa marca vende bolsas de baixo preço e baixa qualidade.

Joana compra uma bolsa todo mês. A renda de Joana é baixa, então, ela compra frequentemente bolsas da marca Alfa. No entanto, quando Joana consegue um emprego melhor e seu salário aumenta, ela decide comprar bolsas de outras marcas, que têm melhor qualidade.

Como dá para perceber, quando a renda dos consumidores aumenta, a demanda deles por bolsas Alfa diminui. Isso é motivado não pelo preço, em si, mas pelo baixo valor percebido do produto. Por isso, as bolsas Alfa podem ser consideradas um tipo de bem inferior.

Perceba que as pessoas não necessariamente param de comprar bolsas. Elas apenas movem sua demanda para uma alternativa que atende suas necessidades, ao mesmo tempo que garante maior satisfação.

Alguns outros exemplos que poderíamos utilizar para falar em "bem inferior" são carne de segunda (em oposição a carne de primeira), carros usados (em oposição a carros novos), celulares simples (em oposição aos aparelhos topo de linha).

Serviços que são bens inferiores

É importante observar que, apesar do termo "bem inferior", na prática, o conceito é aplicado também a serviços. Até mesmo serviços financeiros podem ser considerados bens inferiores.

Por exemplo, o empréstimo consignado com desconto na folha de pagamento é um tipo de serviço inferior. Afinal, quanto maior a renda do consumidor, menor a sua demanda por esse tipo de crédito.

Outro exemplo de serviço que é um bem inferior é o transporte. O transporte na classe econômica do avião é um tipo de serviço inferior. Quando a renda do consumidor aumenta, ele tem maior probabilidade de comprar passagens para a classe executiva ou a primeira classe.

Relação entre bem inferior e condição socioeconômica do consumidor

Em geral, bens inferiores são aqueles voltados consumidores cuja condição socioeconômica é baixa. Esses consumidores compram tais bens não por uma escolha livre, mas porque essa é a opção financeiramente viável, em vista da sua renda.

Quando esses indivíduos conseguem prosperar e se afastar dessa condição baixa, eles também buscam se afastar desses bens estigmatizados.

Um exemplo disso pode ser observado na História mais recente do Brasil. Na década de 2000 e início da década de 2010, devido ao crescimento econômico do país, muitas pessoas que pertenciam à classe socieconômica mais baixa conseguiram ascender, formando a chamada "nova classe média".

Quando isso aconteceu, muitos abandonaram o ônibus como meio de transporte em viagens, passando a viajar de avião. De fato, dados do período apontavam que o setor aéreo podia crescer mais de 10% em um único ano, graças à nova demanda.

Nesse caso, o ônibus é o bem inferior, carregando um estigma de meio de transporte "pobre", do qual esses indivíduos tentavam se afastar.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados