Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bem de Giffen

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/09/2020 às 17:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Bem de Giffen?

Bem de Giffen é um conceito econômico elaborado pelo economista Robert Giffen — que, não por acaso, acabou por ter o seu sobrenome "batizando" a própria teoria.

A defesa do Bem de Giffen é na direção oposta à tradicional e conhecida lei da oferta e da procura (também chamada de lei da oferta e da demanda). Trata-se, portanto, de uma elaboração sobre os efeitos da relação entre os compradores e os vendedores de um determinado bem.

Vamos começar relembrando o que defender a lei da oferta e da procura que, basicamente, relaciona o preço de um produto ou serviço de acordo com a sua demanda. Ou seja, há uma relação oposta entre o preço e o interesse dos compradores.

Quando o custo de um produto ou serviço cai, ele tende a apresentar um aumento de interesse dos consumidores. Já se esse produto ou serviço fica mais caro, a tendência esperada é de que exista uma redução de interesse na compra.

Tudo isso parece confuso, certo? Vamos então entender como funciona o Bem de Giffen com um exemplo prático e real do nosso cotidiano.

Como funciona o Bem de Giffen?

Já o Bem de Giffen traz um teoria no sentido oposto ao que acabamos de ver. Ou seja, envolve uma série de produtos e serviços que, ao contrário da lei da oferta e da procura, tendem a ter aumento de demanda quando o seu preço aumenta e redução da demanda quando o custo é menor.

Quando pensamos no mercado como um todo, não é muito intuitivo entender como um produto pode encarecer e, mesmo assim, ter um aumento de procura. Da mesma forma, quando ele fica mais barato, as pessoas tendem a perder o interesse.

No entanto, isso faz algum sentido quando olhamos especificamente para bens essenciais e sem muitos alternativas que possam ser utilizadas como substituto. Assim, independente do preço, a sua demanda tende a permanecer inalterada.

Exemplo do Bem de Giffen

O principal exemplo que explica e justifica a Lei de Giffen está no consumo de arroz e feijão, dois alimentos básicos de boa parte das famílias brasileiras, independente do seu nível social econômico.

Por ser um consumo básico da população, esses dois produtos tendem a ter a sua procura mantida independente do nível da oferta. Isto é, o preço tem influência baixa (ou até nula) no consumo de arroz e feijão.

Isso acontece porque, mesmo que o produto fique mais caro, as pessoas seguem precisando deles para comer. Assim, elas continuarão comprando arroz e feijão independente do aumento do preço — a não ser que esse aumento seja muito significativo.

Já quando há redução de preço, dificilmente as famílias vão comprar mais arroz e feijão, mas sim aproveitar a sobra orçamentária para outras aquisições. Podemos citar, por exemplo, uma carne diferente ou até mesmo outro gasto não relacionado à alimentação.

O Bem de Giffen é real?

Há, no cenário econômico, muita discussão acerca da veracidade do que é defendido no Bem de Giffen. E, de fato, olhando para todos os bens do mercado, na maior parte deles essa lógica simplesmente não se aplica.

Contudo, em produtos e serviços básicos e específicos, como mencionamos no caso do arroz e do feijão, há sim alguma procedência e validade. Ou seja, em mercados específicos, ela realmente se aplica.

Há ainda uma outra possibilidade de aplicação que está relacionado aos bens de luxo ou aos clientes fidelizados de uma marca. Nesses casos, os compradores tendem a querer os produtos independente da sua variação de preço, pois o bem tem, na visão desses consumidores, um valor maior do que o custo para aquisição.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados