Open Nav Logo Mais Retorno

Beige Book

Beige Book
5 (100%) 1 voto[s]

O que é Beige Book?

O Beige Book é o nome popular do relatório produzido pelo Federal Reserve System (FED) acerca da situação atual da economia estadunidense.

É o resultado de análises regionais feitas por especialistas ligados ao órgão, em cada uma das suas 12 filiais distritais.

Considerando que o FED atua como o banco central dos Estados Unidos da América, o Beige Book se assemelha, em função, ao Relatório Focus, emitido pelo Banco Central do Brasil.

Também chamado de Summary of Commentary on Current Economic Conditions (ou Resumo dos Comentários Acerca das Atuais Condições Econômicas, em tradução livre), é um dos mais importantes relatórios econômicos do mundo, capaz de impactar mercados financeiros no mundo todo.

Como o Beige Book é criado?

O primeiro e mais volumoso dos processos para composição do Beige Book é a reunião distrital.

O FED é composto, entre outras coisas, por 12 bancos distritais. Distribuídas ao longo do país, essas filiais atuam de forma bastante regionalizada e são fontes preciosas de informações a respeito do andamento da economia em cada localidade.

A atividade empresarial, a influência dos acontecimentos financeiros (como o aumento das taxas cambiais e da inflação, por exemplo) no dia a dia da população local, importantes eventos ambientais… Tudo o que os especialistas acreditam ter impacto sobre o desenvolvimento econômico da região é discutido e comentado.

Inclusive, vem daí o termo Summary of Commentary (Resumo de Comentários).

Ao final das reuniões locais, é criado um documento geral, dividido por distrito e por indústria.

O Beige Book está formado!

Para que serve o Beige Book?

Existe uma razão para que o Beige Book seja confeccionado apenas 8 vezes ao ano.

A principal função do Beige Book não é servir de diagnóstico econômico para cada distrito. Nem para a população em geral. Muito menos para os outros países do mundo.

A principal função do Beige Book é ser ferramenta de apoio para os membros do FOMC.

FOMC é a sigla usada para o termo Federal Open Market Committee (em tradução livre, Comitê Federal do Mercado Aberto).

É a comissão responsável por definir a política monetária estadunidense e tem como responsabilidade, entre outras coisas, a fixação da taxa básica de juros do país.

A FOMC realiza oito reuniões anuais, para discutir eventuais atualizações da taxa básica e estratégias de oferta de moeda para fomento da Economia.

O Beige Book surge, então, como um dos embasadores dessas decisões e é entregue duas semanas antes da reunião.

Faz companhia, no FOMC, outros dois importantes relatórios: o Green Book (que apresenta as previsões econômicas para os EUA e o mundo) e o Blue Book (que lista as opções disponíveis ao comitê, no que tange a decisões).

Por que o Beige Book tem esse nome?

À título de curiosidade, o nome Beige Book (“livro bege”, em tradução livre) tem esse nome porque… Essa é a cor da capa, oras.

Infelizmente, não há nenhuma história à altura de sua importância que justifique a denominação.

Mas falando em importância...

Por que o Beige Book é tão importante, afinal de contas?

O Beige Book é considerado o mais prestigioso dos relatórios produzidos para o FOMC.

A razão é que ele é o que tem a maior capacidade de guiar as decisões do comitê.

A reação do grupo de membros é diferente a depender de cada diagnóstico feito pelo grupo de bancos distritais.

Por exemplo, se o relatório aponta um aumento exponencial na inflação, o FOMC cria uma estratégia de contra-ataque. Elevando taxas de juros e reduzindo a oferta de moeda em circulação, há uma contenção na expansão do crédito, menos investimento por parte das empresas e menos gastos por parte dos cidadãos.

O resultado é um mercado em que a demanda fica muito abaixo da oferta.

Esse, entretanto, é apenas um entre os muitos cenários reativos possíveis.

A nível global, o impacto do Beige Book não é direto. Na verdade, é o que ele faz pelo FOMC, e o que o FOMC faz pelos Estados Unidos, que o torna tão importante no mercado financeiro.

?
Ah, para consultar o histórico de Beige Books disponibilizados pelo FED, clique aqui (texto em inglês).

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Beige Book
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão