Open Nav Logo Mais Retorno

Bandas de Bollinger

Bandas de Bollinger
5 (100%) 1 voto[s]

O que são bandas de bollinger?

Bandas de Bollinger (também conhecido como Análises de Bollinger e Bollinger Bands) é o nome dado a um famoso indicador utilizado na análise técnica, cujo objetivo central é mensurar a volatilidade de um ativo.

Criado por John Bollinger em meados de 1980, faz uso de três linhas (as tais bandas) que, em gráfico, se organizam de modo que uma linha central acompanhe a média móvel e as outras duas se posicionem em paralelo a ela.

Embora as Bandas de Bollinger não sejam indicadas para iniciantes, elas são amplamente divulgadas no meio financeiro como uma excelente ferramenta para acompanhar as oscilações dos ativos.


Como as Bandas de Bollinger funcionam?

As Bandas de Bollinger são compostas por três linhas diferentes: a banda superior, a banda intermediária e a banda inferior.

As bandas estão dispostas de modo que a banda intermediária acompanhe a média móvel dos últimos 20 períodos (ou dias) e as demais atuem baseadas em desvios padrão.

O cálculo das bandas paralelas é feito a partir da seguinte fórmula:

  • Banda superior = Média móvel simples + (2 x o desvio padrão)
  • Banda inferior = Média móvel simples - (2 x o desvio padrão)

Cabe pontuar, no entanto, que essas fórmulas se aplicam apenas às médias móveis de 20 períodos, que é a referência estabelecida pelo próprio John Bollinger.

Ao utilizar outros períodos, a recomendação do autor é:

  • Nas amostras de média móvel com períodos de 50 dias, ao invés de dobrar o desvio padrão, alterá-lo para 2,1.
  • Em amostras de 10 dias, alterá-lo para 1,9.

Como utilizar as Bandas de Bollinger?

É claro que essas são apenas instruções preliminares acerca do indicador.

Mas como usá-lo no cotidiano? Afinal, sem saber interpretar as informações cedidas pelas bandas, elas são apenas linhas, subidas e descidas.

A aplicação das Bandas de Boring depende, sobretudo, de compreender o comportamento volátil dos ativos e quais sinais ele aponta.

Algumas das leituras mais comuns são:

O estreitamento das bandas

Quando as duas bandas, superior e inferior, se aproximam de modo a ficar quase equidistantes, ocorre um fenômeno conhecido como estreitamento das bandas.

Ele é comumente colocado como o prenúncio de uma forte tendência, seja de alta, seja de baixa.

A fuga das bandas

A tendência geral das ações, segundo Bollinger, é se movimentar dentro das bandas paralelas - estima-se que 90 a 95% dos movimentos aconteçam nessa faixa.

Portanto, quando o preço de um ativo ultrapassa a banda superior ou a banda inferior, entende-se que ela não deve permanecer nessa posição por muito tempo e logo retornará à faixa central.

Quais são as vantagens de se utilizar as Bandas de Bollinger?

Existem muitos motivos para a popularização do uso das Bandas de Bollinger entre os operadores.

O principal deles diz respeito ao suporte que o indicador presta na definição dos melhores momentos para comprar e vender ativos.

Como trabalham de modo a identificar padrões, as Bandas de Bollinger são excelentes para reforçar o poder de antecipação do operador, frente ao mercado.

Usando como exemplo as informações cedidas pela fuga das bandas, é possível estabelecer uma estratégia que aposte na reversão das tendências.

Isto é, comprar quando o preço cruzar a banda inferior (com a expectativa de valorização em seguida) ou vender assim que cruzar a banda superior (com a expectativa da queda).

Além disso, as Bandas de Bollinger podem (e devem, segundo o autor) ser congregadas com outros indicadores.

A única ressalva é para outros indicadores de volatilidade, que por pertencerem a essa mesma categoria, não devem ser utilizados em conjuntos.

Dessa forma, o investidor consegue confirmar a tendência vislumbrada e, ainda, tirar proveito das situações de preço anormal que as bandas expõem.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Bandas de Bollinger
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão