Open Nav Logo Mais Retorno

Bancário

O que é um bancário?

O bancário é, em resumo, o profissional que trabalha em bancos. Ele é responsável pela execução de atividades administrativas e de rotina dentro das próprias agências administradas pela empresa pela qual ele é contratado.

Ou seja, trata-se de uma pessoa responsável pelo atendimento ao público de um banco e pelo alcance de metas e objetivos da sua instituição bancária. Isso vale desde processos internos de rotina, passa pelo esclarecimento de dúvidas e vai até os resultados da agência.

Os empregos gerados pela área financeira costumam atrair bastante interesse. Na medida em que o principal produto dessas empresas é o próprio capital, oferecem, ao menos de um modo geral, remunerações e benefícios atrativos aos seus colaboradores, incluindo um plano de carreira.

Bancário x banqueiro: qual é a diferença?

É importante, antes de seguirmos mais a fundo sobre as atividades que são realizadas, esclarecer as diferenças entre um bancário e um banqueiro, já que são termos muito confundidos ainda.

O bancário, como vimos, é o profissional que trabalha para os bancos nas atividades do cotidiano desse tipo de instituição. Já o banqueiro é o dono de um banco. Portanto, cuidado para não confundir os termos, já que se tratam de funções absolutamente distintas.


O que faz um bancário?

 

Agora sim, vamos explicar um pouco melhor sobre as atribuições profissionais de um bancário. Como vimos, ele é responsável por uma série de atividades.

Quando pensamos nos clientes dos bancos, essas rotinas são aquelas relacionadas às contas bancárias que possuem como atendimento geral ao público, venda de produtos bancários, sugestão de investimentos, realização de pagamentos e análise de empréstimo, por exemplo.

Um bancário também possui seus afazeres internos dentro do banco. Ele pode, por exemplo, ter atribuições como fechamento de caixa, produção de relatórios ou dar início à abertura de processos mais burocráticos para os clientes.

As funções específicas dentro da agência dependerão diretamente da sua posição na hierarquia da empresas. Um bancário pode ser caixa, atendente ou gerente. Dependendo da posição, as demandas podem sofrer alterações. Todos eles, contudo, são funcionários do banco e, portanto, bancários.

Qual é a formação desejável a um bancário?

Como em qualquer profissão, algumas características técnicas são desejáveis na atuação dentro dos bancos. No entanto, não existem grandes pré-requisitos. O maior deles é ter o Ensino Médio completo.

Por outro lado, ter um curso superior aumenta consideravelmente a chance de sucesso e, claro, a obtenção de melhores salários. Para o bancário, é recomendável que essa formação tenha relação com finanças como Administração, Economia ou Engenharia.

No atual contexto, especialmente com bancos cada vez mais próximos de tecnologia, os bancários assumem também uma função de marketing. Nos últimos anos, portanto, também estão sendo contratados profissionais dos segmentos de Comunicação ou Marketing, por exemplo.

Mais importante de tudo isso é que o bancário tenha habilidades específicas, especialmente boa comunicação em função do atendimento ao público que será exercido. Também é essencial ter boa capacidade de raciocínio lógico e facilidade em lidar com números uma vez que o capital é o principal produto dos bancos.

Como está o mercado de trabalho para o bancário?

O atual momento do mercado, com o crescimento da tecnologia, tem gerado muitos questionamentos sobre o futuro dos bancários. Com bancos digitais ganhando espaço, o fechamento de algumas agências bancárias acaba sendo um processo natural.

Ainda assim, há espaço no mercado para o bancário. Contudo, como já mencionamos, ele precisará assumir novas atribuições, especialmente ligadas ao marketing da empresa. Os processos mais simples e rotineiros ficam cada vez menos necessários de pessoas. Os próprios sistemas e aplicativos resolvem boa parte deles.

Ao mesmo tempo, por outro lado, algumas das funções seguirão necessárias ao menos por um bom tempo como o atendimento diferenciado aos clientes mais importantes e a aprovação de alguns produtos (como as condições de um empréstimo).

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados