Open Nav Logo Mais Retorno

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial
5 (100%) 1 voto

O que é o Balanço Patrimonial?

A principal demonstração contábil é o Balanço Patrimonial. Através do Balanço você poderá visualizar os números referentes ao ativo e passivo de uma empresa.

O Balanço ainda serve como base para conseguir identificar a situação patrimonial da firma. Cálculos e fórmulas também podem ser aplicados sobre esse relatório.

Como funciona o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial nada mais é do que o resultado apurado por uma empresa ao final de um ano.

Quando a contabilidade encerra o ano da empresa, algumas demonstrações são realizadas, dentre elas temos o Balanço Patrimonial.

O Balanço vai conter os saldos das contas de ativo e passivo. Tanto ativo quanto passivo possuem as subcontas “circulante” e subcontas “não circulante”.

Com relação ao ativo ainda existe a conta de imobilizado onde constam os saldos dos imobilizados da empresa, dentre eles podemos citar, veículos, móveis, utensílios, máquinas e até imóveis.

No passivo temos a conta de patrimônio líquido onde constam os saldos de resultados anteriores da empresa (como a reserva de lucro ou prejuízos acumulados).

Para que serve o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial tem uma série de utilizações. Os bancos geralmente pedem o Balanço Patrimonial para poder conferir as dimensões da firma.

Através do relatório, o banco pode identificar o valor de capital social integralizado, os saldos das reservas de lucros, ou, do prejuízo acumulado.

Sem falar nas fórmulas que eventualmente podem ser lançadas sobre o Balanço Patrimonial, como a formula de liquidez corrente, onde você pode encontrar qual é o nível de liquidez da empresa (capacidade de quitar as obrigações mediante utilização do ativo circulante contra o passivo circulante).

Esses cálculos podem ser solicitados, inclusive, em licitações! Por isso, o Balanço Patrimonial tem uma importância muito grande para qualquer empresa! Desde as menores empresas até as maiores.

Além dessa utilização, o Balanço Patrimonial também pode ser ferramenta de pesquisa para gestores e investidores.

Muitas empresas procuram por profissionais de gestão para auxiliar a firma em tarefas de administração e consultoria.

Um dos motivos para essa procura é a redução de custos e melhora do desempenho da empresa. Ao olhar o Balanço Patrimonial, esses profissionais podem identificar certos pontos que se bem analisados, podem resultar em economia para a firma.

  • Tributos a compensar
  • Investimentos de baixa rentabilidade
  • Excesso de itens no imobilizado
  • Saldo de fornecedores a pagar que não deveriam mais existir

Existem vários itens que podem ser analisados e corrigidos. Com relação aos investidores, por meio do Balanço Patrimonial, o investidor poderá identificar alguns pontos interessantes.

Empresas que possuem um patrimônio líquido maior do que o seu valor de mercado, pode ser algo interessante.

Firmas com alto grau de liquidez corrente, também demonstram contar com alto nível de caixa. Os números estão aí, tudo no Balanço Patrimonial!

Porque o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é o resultado final da empresa, e através dele você terá acesso a várias informações da companhia.

O Balanço sem dúvidas é fundamental em qualquer análise. Desde análises de crédito (das mais simples) até análises complexas de investidores e profissionais da área.

O profissional que elabora o Balanço Patrimonial é o contador. Através dos lançamentos contábeis o contador vai conseguir elaborar o Balanço.

Lembrando que os documentos contábeis são desde as notas fiscais de saída e entrada até os cupons fiscais de cafezinhos, ou do pedágio. Tudo deve ir à contabilidade!

Com esse processamento, o profissional poderá gerar Balanço Patrimonial com sucesso!

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Balanço Patrimonial
5 (100%) 1 voto