Open Nav Logo Mais Retorno

Balança Financeira

O que é Balança financeira?

A balança financeira é dividida em duas partes:

  • Investimento direto do país;
  • Investimento estrangeiro direto no país.

Ainda nesses dois segmentos existem outras definições, como empréstimos diretos do país ou empréstimos com a origem do exterior.

Podemos ver que a balança financeira nada mais é do que as operações realizadas entre países envolvendo capital.

Dessa vez não há ligação dos investimentos com atividades de produção ou serviço no país, na verdade são operações focando rentabilidade financeira.

Na balança financeira podemos achar valores referentes a juros, dividendos e demais rendimentos financeiros.

Logo, a balança financeira deve contemplar tanto os investimentos realizados em outros países, quanto investimentos que vierem de fora.

Lembrando que os investimentos podem ser desde os mais simples (como aplicações em títulos públicos), quanto os mais complexos (como o investimento em derivativos).

Empréstimos entre pessoas de dois países também entram no balanço financeiro.


Como funciona a Balança Financeira?

Quando uma empresa ou pessoa possui dinheiro aplicado em outros países, ou até mesmo recursos emprestados, é natural que haja um pagamento desses valores acrescidos de rendimentos.

Esses rendimentos de alguma forma acabam sendo tributados. Existem países que possuem acordos para evitar a bitributação em certos casos e outros que acabam tributadas duas vezes.

Através da declaração desses valores, é possível identificar como anda a balança financeira do país.

Portanto, o funcionamento da balança financeira é relativamente simples.

Os rendimentos são declarados de forma que o país consegue alimentar seu banco de dados com tais informações, gerando o seu balanço.
Influência da Balança Financeira.

Os resultados gerados pela balança financeira podem nos dizer algumas coisas importantes sobre o país em questão.

Suponha que encontramos um país com uma balança financeira negativa, ou seja, ele paga mais rendimentos e juros do que consegue arrecadar. O que isso pode nos dizer?

Uma possibilidade seria de que o país em questão depende mais dos recursos vindos do exterior.

Vários países ao redor do mundo dependem do fluxo externo de capital. Isso acontece em grande parte devido à falta da poupança interna. Ou seja, as pessoas e empresas desse país não têm o habito de investir seu capital, sendo que ele é todo utilizado no consumo.

Quando o capital estrangeiro entra no país, ele pode ser aplicado em ativos que geram bons rendimentos para aqueles investidores (como debêntures), e que ao mesmo tempo financiam a expansão do mercado de capitais nacional.

Portanto, quando observamos países que possuem a balança financeira positiva, temos em mãos uma situação na qual as pessoas (físicas e jurídicas) de uma nação possuem mais investimento fora do país e recebem os rendimentos desses investimentos.

Vale lembrar que a cotação da moeda também é influenciada por essas balanças.

A juros de juros doméstica oferecida no país e segurança da economia também influenciam na captação de recursos do exterior.

Querendo ou não, o investidor que procura rentabilidade maior também procura, ao menos, o mínimo de segurança.

Portanto os dados econômicos do país em questão devem ser bons ou razoáveis para sustentar a tomada de decisão dos investidores estrangeiros.

Os dados econômicos são necessários inclusive para a liberação de empréstimos. Países que possuem condições precárias em sua economia, geralmente recebem empréstimos com taxa de juros mais altas, devido ao seu risco.

Esse risco é medido por agências de rating que são especializadas nesse tipo de avaliação.

Portanto, ao apresentar um balanço melhor ou uma situação fiscal mais interessante, os empréstimos podem acabar sendo oferecidos em taxas melhores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão